Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Prova do Enem 2019 traz questões com trechos de letras de Madonna e Cazuza

Rolou neste fim de semana uma das datas mais agitadas do calendário nacional (especialmente se você for um estudante). Foram aplicadas em todo o Brasil as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que dá acesso a universidades federais e particulares por meio de programas como o Sisu e o Prouni.

Pra surpresa de muitos alunos que se debruçaram sobre os testes nos últimos dois dias, as provas abordaram questões ligadas a liberdade de expressão, bullying, violência contra a mulher e ainda trouxeram trechos de canções de dois grandes gênios da composição: Madonna e Cazuza.

Da rainha do pop, a citação veio por meio de uma pergunta da área de Língua Inglesa. Havia um pedido de interpretação de texto baseado na faixa “In This Life”, do álbum “Erotica”. Nela, Madonna descreve como perdeu dois de seus maiores amigos para a AIDS no fim dos anos 1980.

Tão logo o período de realização do exame foi encerrado, usuários das redes sociais que saíram com as provas começaram a compartilhar fotos:

Já Cazuza veio na prova de Linguagens em uma questão semelhante que pedia uma análise da canção “Blues da Piedade”.

Neste ano, o conteúdo da prova estava cercado de expectativa em razão das críticas feitas pelo Governo Federal junto ao Inep, órgão que se responsabiliza pela elaboração do conteúdo. Especialistas disseram ainda à publicação que em relação à edição de 2018, as questões ficaram “mais enxutas”.

E aí, você acertou alguma das perguntas citadas?

voltando pra home