Menu Papel POP

Roo Panes fala ao Papelpop sobre tour no Brasil e música na novela: “É algo grandioso”

MAIS SOBRE:

Quem tem acompanhado a novela das 21h da TV Globo, “A Dona do Pedaço”, já deve ter reparado em uma canção cheia de violoncelos, regida por uma voz grave e imersiva. Trata-se de “Lullaby Love”, um dos singles mais recentes do cantor britânico Roo Panes.

Em turnê pelo Brasil, o cantor passou por Curitiba, toca logo mais em São Paulo e faz ainda uma parada no Rio de Janeiro. Neste momento maravilhoso da carreira, colhendo os frutos do elogiado álbum “Quiet Man”, ele disse em entrevista ao Papelpop que suas composições são sempre fruto de um aprendizado.

Também conversamos sobre suas inspirações e os caminhos que os levam a criar.

Papelpop: Escutar seu álbum “Quiet Man” é um deleite de experiência. Pode falar mais pra gente sobre as histórias que o disco conta?

Roo Panes: As histórias sempre começam com coisas que aprendi e queria compartilhar, mas sou obcecado pelas narrativas das pessoas. Especialmente as coisas que são do ser humano mesmo, que todo mundo vive. 

Assim como o nome do disco, você é um cara mais quieto que gosta de fazer tudo sozinho em casa, por exemplo?

Sou bem contemplativo. Gosto muito de pensar, principalmente porque meu trabalho me dá a oportunidade de ter mais tempo para isso. Sou interessado em grandes questões e nos porquês de tudo. Mas sou bem sociável, quase como se eu não fosse um introvertido clássico. 

Aliás, sobre questões maiores, o vídeo de sua canção “Warrior” é sobre tráfico de pessoas. Você considera que esse seja um tema recorrente pra você? Como isso veio ao seu trabalho?

Esse é um exemplo perfeito de como escrevo as músicas sobre e para mim mesmo, mas que acho que faz as pessoas pensarem que as coisas vão ficar bem. Paralelo a isso, sempre admirei o trabalho que a Missão Internacional de Justiça faz e a gente conversou sobre uma música que poderia ser utilizada para um vídeo deles. E “Warrior” foi a escolha mais natural. 

E tanto a música quanto o vídeo ficaram muito especiais! 

Obrigado! Muito bom saber disso.

Como foi sua iniciação em compor e fazer música? Qual idade você tinha?

Ninguém nunca ouviu minhas primeiras composições, porque elas são horríveis. Comecei quando tinha uns 12 anos e foi bem natural.

E tem algum disco em específico que mudou sua muda quando você ouviu?

O primeiro que me vem à mente é o “()”, do Sigur Rós. Eu era bem novo e lembro de pensar “caramba, isso realmente conversa comigo de alguma forma”, porque eles estavam tentando fazer algo diferente, principalmente sobre os instrumentos e as texturas. Foi o que me fez pensar como talvez seriam minhas próprias músicas.

Além de fazer música, você pinta também, né? Você cria um paralelo entre as duas coisas?

Queria ter as mesmas habilidades que tenho com música na pintura! Hahaha mas gosto de pintar, porque é uma atividade que faz a gente desacelerar e realmente observar as coisas. Eu amo o processo, porque é muito sobre pensar como posso expressar um sentimento para as pessoas. Tenho gostado de compor enquanto pinto, porque limpa minha mente.

Você acha que de alguma forma isso interfere em como você vê a música também? 

Sim! Sempre amei quando a música conversa com algo visual. Sempre estou criando imagens na minha cabeça. Inclusive, só por curiosidade: quando estou produzindo uma música nova, costumo colocar numa tela ao lado algum filme para ver se está no clima certo. É estranho, mas é bem útil!

Falando nisso, sua canção “Lullaby Love” é trilha da novela “A Dona do Pedaço”, aqui do Brasil. Como você se sente sobre isso? 

É fantástico, porque tenho a vontade de ir ao Brasil faz muito tempo. E agora tenho uma razão bem boa para ir! Mas ainda estou entendendo o quão grandioso isso é. Estou muito animado pra minha turnê no Brasil e conhecer as pessoas aí, porque sei que vocês me apoiam muito!

O primeiro show desta turnê no Brasil, trazida pelo Popload, aconteceu em Curitiba na última sexta (13). Roo Panes ainda toca em São Paulo neste sábado (14), no Fabrique. O show no Rio de Janeiro acontece na próxima quinta (19), no Belmond Copacabana Palace.

Comentários

Topo