Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

famosos

Morre aos 98 anos a atriz Ruth de Souza, primeira dama negra do teatro, cinema e TV

Morreu na manhã deste domingo (28) a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos. Ela estava internada desde o começo da semana no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, por conta de uma pneumonia. De acordo com o boletim do hospital, a atriz morreu às 11h20 de hoje e as causas não foram divulgadas.

Ruth foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema por “Sinhá Moça” – Festival de Veneza de 1954. Ela atuou em mais de 20 novelas, passando pelas emissoras Globo, TV Tupi, Record e TV Excelsior.

Dona Ruth, ou Ruthinha, como ficou conhecida, dedicou 70 anos de sua vida à dramaturgia, sendo a primeira protagonista negra em “A Cabana do Pai Tomás”, exibida pela Globo em 1969. Ela brilhou nas telas em diversas novelas de época, coisa que a atriz gostava muito, “Eu adoro fazer novela de época. Exige uma postura diferente, um andar, roupa”, disse a atriz em uma antiga entrevista ao jornal O Dia.

A classe artística brasileira lamentou a morte da atriz:

Taís Araújo:

Glória Perez:

Lázaro Ramos:

Walcyr Carrasco:

Flávia Alessandra:

Maria Júlia Coutinho:

Em 2017, o canal da Ancine postou um vídeo com a atriz, onde ela comentava sobre sua trajetória. Vale a pena assistir:

O local e horário do velório ainda não foram confirmados.

Nós lamentamos e enviamos condolências à família, amigos e fãs. Descanse em paz, Ruth.

voltando pra home