Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

ROME, ITALY - OCTOBER 15: Director Bernardo Bertolucci attends the Cocktail Party during the 9th Rome Film Festival at Casa del Cinema on October 15, 2014 in Rome, Italy. (Photo by Ernesto Ruscio/Getty Images)
famosos

Bernardo Bertolucci, diretor de Último Tango em Paris e Os Sonhadores, morre aos 77 anos

Diretor de filmes épicos como Os Sonhadores (2003), O Último Imperador (1988) e Último Tango em Paris (1972), Bernardo Betolucci influenciou gerações de cineastas ao longo dos anos.

Infelizmente, o âmbito cultural e artístico sofreu uma perda tremenda nesta segunda-feira (26), quando Bertolucci faleceu por conta de um câncer, em sua casa em Roma.

Seu maior sucesso foi O Último Imperador, que levou 9 Oscars na cerimônia de 1988, incluindo duas estatuetas para Bertolucci: Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Nascido no dia 16 de março de 1941, em uma rica família na cidade de Parma, no norte da Itália, Bertolucci era um talento prodigioso desde jovem. Filho do conhecido poeta e escritor, Attilio Bertolucci, ele próprio ganhou um prêmio por poesia aos 21 anos e decidiu se tornar cineasta.

Em 2016, o diretor foi envolvido em uma polêmica sobre o Último Tango em Paris, depois de revelar que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não foi informada sobre o que realmente aconteceria na cena de sexo.

Foi uma ideia que tive com Marlon [Brando, ator da cena] na manhã antes da filmagem. [queria] a reação dela como mulher e não como atriz. Queria que ela reagisse como alguém humilhada. Acho que ela me odiou e odiou Marlon, porque não a avisamos”.

Logo depois, Bertolucci veio se esclarecer:

Eu especifiquei, mas talvez não tenha ficado claro, que eu decidi com Marlon não informar Maria que usaríamos a manteiga. Queríamos a reação dela pelo uso impróprio disso. Alguém pensou que Maria não sabia da violência com ela, mas isso é falso!”

voltando pra home