Menu Papel POP

16 perguntas difíceis de responder em 2016

O ano de 2016 foi um dos mais longos da história da humanidade e tiveram algumas perguntas que ficaram meio sem resposta durante os meses que se passaram. Foi uma temporada intensa, onde tudo foi acontecendo como um furacão e você foi envolvido nele tentando sobreviver como pôde. Começamos o ano com uma presidenta, podemos terminar sem um presidente. Começamos o ano com diversas lendas que foram morrendo pelo caminho. Começamos o ano numa crise e continuamos com ela. Respostas são coisas bem difíceis de tirar deste ano e, por conta disso, eu fiz uma compilação de perguntas que foram aparecendo durante 2016 e nos faz pensar um bocado.

O que aconteceu com a cabeça do Kanye West?

kanye-west-vmas1

Pra quem acompanha o rapper, foi mais um ano normal da história dele. O roteiro de lançar um ótimo disco e falar groselhas pelas redes sociais foi cumprido, mas, no meio de tudo isso, Kanye teve um surto psicótico. Cancelou dezenas de shows, foi parar num hospital e, uma das maiores preocupações dele, foi montar um estúdio para não perder as ideias que estava passando em sua cabecinha…

Por que o MC Biel continua sendo um babaca?

mc-biel-divulgacao

Ele assediou uma jornalista, bateu boca em suas redes sociais por conta disso. Voltou atrás, pediu desculpas e tal. Mas o menino cisma em achar que rachar uma guria no meio é algo romântico e que todas (todos) sonham com isso. O saldo foi perder boa parcela de shows de sua agenda, contratos publicitários, participar da cerimônia de Olimpíadas e gravações de programas de fim de ano. Mesmo assim, ele continua sendo um babaca e não parece ter aprendido nada com o que rolou. Alguém pode desenhar para o fera?

Quem é a Becky do cabelo bom?

beyonce-lemonade-feature

‘U better call Becky with good hair’, cantou Beyoncé na faixa ‘Sorry’, de ‘Lemonade’ a.k.a melhor disco do ano, e deixou os fãs com a pulga atrás da orelha: quem é esta mulher? Foi um enrosco que o Jay-Z no passado? Foi por conta dela que o Jay-Z saiu no tapa com a sua irmã num elevador há dois anos? Foi apenas uma licença poética e não tem alguma história?

Qual é a verdade sobre a morte de David Bowie?

bowie

O camaleão foi dessa para melhor de forma pragmática. Em novembro do ano passado, David Bowie lançou o clipe de ‘Lazarus’ e meio que dava indícios que estava terminando o seu ciclo na terra. Foi tudo muito planejado. Ele lançou o disco em seu aniversário, no dia 8 de janeiro (<3 Capricórnio) e, dois dias depois, já não estava aqui para contar alguma história. A última faixa do trabalho fala sobre “desenho de caveira nos pés” e “corações enegrecido e notícias com flores”.

The Weeknd é o pegador que canta em suas músicas?

Em ‘Beauty Behind the Madness’, o cantor canadense falou sobre as suas aventuras sexuais, desilusões amorosas e foi uma combinação certeira. Em ‘Starboy’, ele continua com esta fórmula infalível de falar sobre detalhes amorosos e bate na tecla de ser um pegador nato. Será que ele é este cara mesmo ou vive um personagem que não consegue mais se desvencilhar?

Por que o Frank Ocean não quis participar Grammy?

frank-ocean

Com ‘Channel Orange’, Frank Ocean voltou com uma estatueta para casa e fez uma apresentação que deixou o público e academia boquiabertos. Foram quatro longos anos para o cantor entregar dois discos, um álbum visual e um zine para os seus fãs. Em diversas publicações, ‘Blonde’ está recebendo ótimas críticas e um nome comum nas primeiras posições. “Essa instituição certamente tem uma importância nostálgica. Só não parece representar bem as pessoas que vêm de onde eu venho. Eu acho que a infraestrutura do sistema de indicação e premiação está datada, entregou o músico. Como qualquer premiação, existe muita política nos bastidores e Frank parece estar de boa em participar de lobbys para ganhar alguma coisa.

Por que diabos o Marcelo Bonfá usou uma bateria eletrônica num programa ao vivo?

A tecnologia está aí para facilitar as coisas para gente. Sendo bem usada, conseguimos ter mais tempo, melhorar a perfomance no trabalho ou estudos. A música não foi mais a mesma com estes avanços. Para gravar um disco, você precisava entrar num bom estúdio e investir uma boa dinheirama. Hoje você consegue fazer produções bem interessantes em programas como Garage Band em seu celular. O problema é quando a tecnologia cai na nas mãos erradas e acontem atrocidades como esta.

Como fizeram uma música de inteligência artificial para o Sabotage?

neural_interna

Através de letras, manuscritos e poesias deixados pelo rapper, a produção da música seguiu uma receirta: configuração e treinamento da rede neural; constituição de um grupo formado por família e amigos do artista, responsáveis por validar ou não as frases expressadas pela máquina; enquanto, ao mesmo tempo, o rapper Helião, do grupo RZO, cria a nova faixa; finalização da letra; e chegada da música no estúdio. Imagina se a moda pega e começamos ter novas músicas do Prince, Michael Jackson, Tim Maia…

Lauren, do Fifth Harmony, assumiu que é bi em uma carta. O que temos a ver com isso?

lauren-jauregui-work-from-home-flame

Quando vazou algumas fotos dela beijando outra guria, eu fui saber pelos assuntos mais comentados do Twitter. Fãs e pessoas que não faziam ideia de quem era ela, tinham um discurso na ponta da língua dizendo que era um absurdo uma pessoa pública fazer o que ela estava fazendo. Outros falavam que o Fifth Harmony tem muitos fãs que são crianças e não era certo. “Eu sou uma mulher cubana-americana bissexual e sou orgulhosa disso. Sou orgulhosa de fazer parte de uma comunidade que apenas projeta o amor e a educação e o apoio de um ao outro. Por mais que estejamos em 2016, uma boa parcela do mundo ainda acha que o amor não pode acontecer com duas pessoas do mesmo sexo.

É verdade afirmar que o pop atual produz apenas discos conceituais?

lady-gaga-joanne

Em primeiro lugar, todo e qualquer disco tem algum conceito. Seja que ele foi feito para apenas bater o cabelo na pista de dança, cair de cabeça em algum estilo que foi deixado meio de lado ou sobre algum assunto datado como intolerância racial. Lady Gaga, Beyonce, Rihanna e Bruno Mars lançaram álbuns considerados conceituais, mas não perderam a mão para entregar músicas chicletes.

O sertanejo continua mandando no cenário musical brasileiro?

luan-santana-anitta

Sim, cada vez mais forte. Como nos últimos dez, vinte anos, o sertanejo segue com uma distância confortável sobre qualquer estilo popular como funk, pagode ou forró. Dentre os cinco artistas mais tocados no Spotify no Brasil neste ano, quatro são sertanejos (Justin Bieber aparece em quarto). Dentre os dez artistas mais tocados nas rádios brasileiras, nove são sertanejos (Anitta está em nono lugar). Os maiores cachês do mercado nacional são de música sertaneja. E quem vende mais disquinhos nas lojas também pertencem a este grupo.

Quenhé a revelação do pop nesta temporada?

textobrunno

DNCE, Zara Larsson, Kelsea Ballerini, The Chainsmokers ou Chance The Rapper são nomes que fizeram um 2016 e aparecem em tudo quanto é lista como revelação do ano. Por estas bandas: Qual o artista novo que fez acontecer? Para mim, este nome não é tão pop, mas cumpre com o papel de trazer boas músicas e ver que existe uma safra interessante chegando ao mercado. O meu palpite vai para As Bahias e a Cozinha Mineira. Elas cantam muito, as faixas são poderosas e bem gostosas de ouvir. Este é o meu voto.

Os metadados que ajudaram criar a série ‘Stranger Things’ podem criar um disco foda?

stranger-things-eleven-image-0

Esta foi uma das notícias mais lidas de 2016 e eu tenho meio que um pé atrás sobre isso. Por mais que tenham tido metadados para dar indícios do que o fã no Netflix estava mais carente em consumir, Stranger Things é uma série bem escrita, instigante e com várias referências pop do cinema e literatura dos anos 80. Você pode utilizar metadados para tudo: livros, posts, enquetes ou qualquer coisa que tenha interação. Se a parada não for boa, não vai rolar.

Por que os artistas pops não conseguiram eleger a Hilary Clinton nos Estados Unidos?

lady-gaga-hillary

Lady Gaga, Miley Cyrus, Lebron James, Beyonce, Katy Perry, Madonna, Lena Dunham e mais uma centena de artistas bem populares declararam apoio para HIlary Clinton. O seu adversário sempre foi visto como piada dentro do cenário político e não davam muita bola para Trump. O triunfo dele impactou o mundo e estão se fazendo todos os tipos de prognósticos apocalípticos para os próximos anos.

Foi criado algum novo estilo musical neste ano?

lady-gaga-quadrado

Na altura do campeonato criar um novo estilo musical é uma tarefa árdua, mas podemos contar com variações que já existem por aí. Em algumas publicações no começo do ano, alguns (algumas) jornalistas tentaram cravar qual que seria o novo som deste ano e as apostas circularam em air pop, space trap e dark bass. Você ouviu alguma coisa dessas?

Por que a Alicia Keys parou de usar maquiagem?

alicia-keys-sem-maquiagem

Em carta aberta, a cantora explica que foi a decisão “mais forte, poderosa, livre, e honestamente boa” que já tomou em sua vida. Foi na construção do incrível disco Here que a cantora bancou essa mudança.“Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita”.

brunno-constante-colunista-papelpop
O jornalista paulistano, produtor musical e marketeiro Brunno Constante analisa, pondera, escreve e traz novidades sobre música no Papelpop todas as terças-feiras.

Fita Cassete é o alterego de Brunno quando ele fala sobre o assunto.

Quer falar com ele? Twitter: @brunno.


* A opinião do colunista Brunno Constante não necessariamente representa a opinião do Papelpop. No entanto, por aqui, todas as opiniões são bem-vindas. :)

Comentários

Topo