Menu Papel POP

Tilda Swinton volta a falar de controvérsia sobre personagem em “Doutor Estranho”

Em agosto, a atriz Tilda Swinton fez comentários a respeito da polêmica envolvendo sua personagem no filme “Doutor Estranho”. Ela interpreta o Ancião, uma mago do Tibete – a questão é que nos quadrinhos, o personagem é um homem. A escolha de Tilda no papel também foi criticada pelo fato dela ser branca e de origem britânica/escocesa/australiana, claramente nada asiática como uma pessoa tibetana é.

* Tilda Swinton responde controvérsias a seu personagem em “Doutor Estranho”

Dois meses atrás, Tilda havia dito: “Talvez esse mal-entendido em torno do filme seja uma oportunidade para que essa voz [de representatividade] seja ouvida, e eu não sou contra isso. Eu acho que quando as pessoas verem o filme vão entender que não existe um rótulo necessário para esse tipo de voz“.

Agora, em entrevista à revista OUT, da qual é capa (via E! News), a atriz voltou a falar do assunto.

tilda-swinton

“Não posso falar muito além do fato de que qualquer pessoa pedindo por mais precisão na representatividade de diversidade no mundo em que vivemos tem meu apoio. Como alguém que trabalhou desde o começo como uma artista dentro de uma estética queer, a urgência dessa voz será sempre bem-vinda. Ao mesmo tempo, o filme feito pela Marvel – no qual eles criaram um papel para o qual eu não fui mal escalada – foge um pouco da fonte original [a HQ]. Ironicamente, o elenco é positivamente diverso nesse caso: o Ancião neste filme nunca foi escrito no roteiro como um velho tibetano barbudo igual ao dos quadrinhos.”

Tilda também explicou que sua personagem não é a única que sofreu diferenças da HQ para as telonas:

“Baron Mordo, um caucasiano da Transilvânia nos quadrinhos, é interpretado no filme pelo Chiwetel Ejiofor [ator negro]. Benedict Wong interpreta o importante e aumentado papel de Wong, que nos quadrinhos é um personagem pequeno. Acredito no comprometimento da Marvel em criar um universo diverso e vibrante, evitando esterótipos e clichês quando possível a fim de manter as coisas novas.”

“Doutor Estranho” traz Benedict Cumberbatch no papel principal e tem estreia marcada para o dia 3 de novembro deste ano aqui no Brasil.

Comentários

Topo