Menu Papel POP

Musical que estreia em São Paulo é perfeito para quem quer saber da vida de Charlie Chaplin

MAIS SOBRE:

Mesmo quem não é muito chegado em cinema das antigas sabe quem é Charlie Chaplin, sua importância para a arte e os filmes que amamos hoje em dia. Com seu personagem emblemático, “o vagabundo”, ele estrelou dezenas de filmes no início do século passado.

Maaaassssss… Você conhece a história de vida do ator e diretor por trás daquele bigodinho? Então fica a dica: o musical que estreou em São Paulo é perfeito pra quem quer saber quem foi Charles Spencer Chaplin. O espetáculo vai além do personagem e mostra a infância pobre de Charlie em Londres, o início da carreira e a perseguição ideológica que ele sofreu durante a Segunda Guerra.

chaplin-musical-sao-paulo3

Jarbas Homem de Mello é o protagonista, Marcello Antony é seu irmão e Naíma, uma das finalistas do quadro Iluminados, do Domingão do Faustão, é a mãe dos dois. O elenco também tem mais um monte de gente cantando e dançando, com destaque total para a veterana de musicais Paula Capovilla, que faz Hedda Hooper, uma colunista de fofoca que realmente existiu, com momentos sensacionais na peça.

chaplin-musical-sao-paulo4

Como é a peça?

Chaplin começa com o protagonista ainda criança. A mãe dele era cantora e junto dela ele mostrou as primeiras habilidades artísticas. Cresceu na pobreza e foi trabalhar em um teatro, se apresentando com o irmão. Lá, teve a chance de ouro: Ir pra Hollywood fazer filmes. No cinema mudo ele fez a festa, ganhou milhões, dirigiu, produziu e namorou quase todas as jovens atrizes que passaram na frente dele, se envolveu com política e acabou expulso dos EUA.

Tudo isso está na peça, com cenários megalomaníacos e vários atores e atrizes ajudando a contar a história.

chaplin-musical-sao-paulo5

É muita história, gente!

Importado da Broadway, onde estreou em 2012, o musical não foi bem das pernas e durou só quatro meses, um mico nos padrões de lá. Uma das maiores críticas foi falta de profundidade – o povo queria ainda mais detalhes. Mas toda adaptação biográfica acaba açucarando um pouco a vida, e de fato passa batido no musical o desprezo de Chaplin pelo Oscar – existe uma história de que ele usava a estatueta que ganhou em 1929 como peso de porta.

Também pegaram leve nos escandalosos envolvimentos dele com meninas mais novas (nos anos 40 isso era um bafão), e excluíram, ainda bem, o bizarro roubo do corpo dele do túmulo pouco depois de sua morte, em 1972 – os ladrões foram presos e ele pode descansar em paz.

A vida de Chaplin também já virou filme. A produção maravilhosa é de 1992 e chamou a atenção do público para Robert Downey Jr, que, no papel título, recebeu uma indicação ao Oscar.

O trailer da peça em São Paulo

chaplin-musical-sao-paulo2

Chaplin – o musical

Onde: Teatro NET São Paulo, dentro do shopping Vila Olímpia
Quando: Quinta e sexta às 21 horas, sábado às 18 e 21h30, domingo às 18
Ingressos entre R$50 e 170
Ingressos: www.ingressorapido.com.br

Comentários

Topo