Menu Papel POP

Um tributo para Jessica Lange, a rainha suprema da TV e do cinema

MAIS SOBRE:

Não precisamos nem perguntar se você conhece Jessica Lange, né? A grande estrela do “American Horror Story” vem desde 2011 dando um show de atuação na série de sucesso criada por Ryan Muprhy. Cada personagem novo que ela interpreta no seriado vem acompanhado de uma interpretação fabulosa da atriz.

Mas todo o poder da “suprema” não veio do nada, não começou somente agora. Jessica Lange brilha desde os anos 70 e já foi o grande rostinho dos Estados Unidos décadas atrás!

Ela tem em sua coleção vários Globos de Ouro, Emmys e dois Oscars! Para celebrar a estrela da série, relembramos todos os passos de nossa suprema favorita, nossa freira mais poderosa, Jessica Lange!

O início: modelo e estrela do King Kong

jessica-lange-70

Jessica Lange começou a ganhar a vida como top model para a agência de moda Wilhelmina. Aos seus 20 e poucos anos, ela era aquela loirona mulher fatal que todas sonhavam em ser. E ainda sonham hein, ela continua poderosíssima.

E não era só sua personagem Constance de AHS Murder House queria se lançar como atriz. Em 1976, Lange buscou seus contatos para se lançar no cinema e conseguiu o papel principal para o clássico “King Kong”. Sua sensualidade como modelo a ajudou a fazer a mulher indefesa que chama a atenção do macaco gigante.

Infelizmente ela foi escancarada na crítica, apontada como “mais uma modelo bonita a tentar carreira de atriz”. O mundo dá voltas, né queridinhos?

Anos 80: Jessica Lange está cada vez mais rica, ela é poderosíssima

jessica-lange-80

Frustrada, ela ficou três anos fora das câmeras. Foi quando Bob Fosse, o diretor de “Cabaret” da Liza Minelli, a chamou para estrelar sua biografia. Em “All That Jazz” ela interpreta a mulher que roubou o coração do personagem principal.

Nossa novata Lange começa a ganhar Hollywood quando estrela com Jack Nicholson o filme “The Postman Always Rings Twice”, em 1981. No filme, ela já começa a atuar com aquele espírito de mulher forte e decisiva que tanto vemos em American Horror Story.

Assim, a febre Jessica Lange começou e já estavam todos ansiosos para saber qual seria o próximo filme da atriz.

Em 1983, com apenas alguns anos de carreira, ela recebeu duas indicações ao Oscar. Uma como Melhor Atriz em “Frances” e a segunda como “Melhor Atriz Coadjuvante” em “Tootsie”.

tootsie-jessica-lange

“Tootsie” é um daqueles filmes de comédia bem Sessão da Tarde. Dustin Hoffman tenta desesperadamente se lançar como ator quando resolve se vestir de mulher para conseguir um papel. E quando estava tudo dando certo, a reviravolta! Ele se apaixona por Julie Nichols, nossa Jessica Lange.

E não foi que ela ganhou? A coadjuvante conseguiu desbancar até a Glenn Close!

Depois disso ela foi uma fazendeira sofrida em “Minha Terra, Minha Vida” (1984), uma cantora de música country em “Um Sonho, Uma Lenda” (1985) e uma advogada bem-sucedida em “Muito Mais Que um Crime” (1989). Todos esses papeis lhe renderam indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Por ser a estrela do momento, ela também fez alguns blockbusters só para manter a hype, mas deixa pra lá né.

Sendo perfeita nos anos 70…

tumblr_ne7jxjoVzg1tfzm5lo1_500

Sendo perfeita em 2014…

tumblr_ne7mvsM9cx1svahzno1_1280

Como todo o glamour, toda a beleza, todo o jeito de fêmea fatal, é óbvio que Jessica Lange iria fisgar alguns colegas de trabalho…

Dois maridos e três filhos

jessica-lange-maridos

Na época de “King Kong”, ela começou a namorar o dançarino russo Mikhail Baryshnikov. Em 1981, os dois tiveram uma filha, Alexandra.

No ano seguinte, ela termina com o russo e se apaixona por Sam Shepard, colega de trabalho na época do filme “Frances”. Ao longo de 30 anos, eles tiveram Hanna Jane Shepard e Samuel Walker Shepard. Em 2011 os dois terminaram o namoro. Sim, nossa Jessica Lange é moderna e libertária demais para ser mulher de casamento!

Diva do cinema nos anos 90

jessica-lange-90

Aos 40 anos, Jessica Lange já era a atriz madura e consolidada da época, tipo uma Angelina Jolie nos dias de hoje. Ela continuou conquistando corações no papel principal de muitos filmes. Mas seu brilho na década se deu em “Blue Sky”, de 1994.

A atuação no filme lhe rendeu o oscar de Melhor Atriz. A nova suprema foi finalmente estabelecida.

jessica-lange-gwyneth

Como toda estrela, ela experimentou um pouco da queda em 1998, quando ganhou o Framboesa de Ouro com sua atuação em “Segredo de Sangue”, onde atuou com Gwyneth Paltrow.

E o que falar dela em “Cabo do Medo”?

Nesse filme, Robert De Niro é um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás num dos filmes de suspense mais famoso dos anos 90, dirigido pelo mestre Martin Scorsese. Se nós tivéssemos que indicar um só filme com Jessica Lange para você assistir, seria esse. Um clássico!

Ao longo dos anos 2000, ela continuou a brilhar nos cinemas em várias produções.

jessica-lange-Big Fish

Em 2003 ela esteve no emocionante  “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” e nos anos seguintes contracenou com Bill Murray em “Flores Partidas” (2205) e com Rachel McAdams e Channing Tatum no recente “Pra Sempre” (2012).

Rainha do horror americano na TV

jessica-lange-ahs

Em 2011 Lange é o que todos nós já conhecemos: Uma vizinha louca, uma freira atormentada pelo passado, a bruxa suprema de Salem e a circense alemã expatriada. Sua atuação em “American Horror Story” marca uma grande, e talvez última, fase de Jessica Lange como atriz.

Em 2012, ela ganhou o Globo de Ouro e o Emmy Awards por sua personagem Constance, na 1ª Temporada. O Emmy veio de novo à atriz em 2014, dessa vez interpretando Fiona Goode.

Apesar de ser a grande estrela na série, “Freak Show” será seu grand finale. Jessica Lange já adiantou que a quarta temporada será sua última pois dedicará um ano de sua vida para outros projetos pessoais.

Jessica Lange, a fotógrafa, traz exposição para o Brasil

Jessica_Lange_fotógrafa

O que?! Nossa suprema é fotógrafa?! Isso mesmo. Há 20 anos atrás, seu até então marido Sam Shepard lhe deu uma câmera Leica de presente e a atriz amou! Ela começou a fazer fotos de seus filhos, família e lugares que visitou, tudo em preto e branco. Em 2008 ela lançou o livro “50 photographs”, uma coletânea com 15 anos de fotografia.

jessica-lange-fotografia

Melhor parte: Tudo isso poderá ser visto em breve! Jessica Lange vem ao Brasil em fevereiro de 2015. Ela trará a exposição “Unseen” ao Museu de Imagem e Som de São Paulo. Serão 135 fotografias da atriz, boa parte delas durante visitas ao México, Finlândia, Etiópia e Russia.

jessica-lange-fotografia2

Já deu para ter uma ideia de que nome de Jessica Lange não se diz em vão, né?

E que ela venha ao Brasil logo para podermos tietar!

Comentários

Topo