Menu Papel POP

Resposta linda do George R.R. Martin (“Game of Thrones”) sobre as cenas de estupro e violência sexual

Existe toda uma turma de críticos de TV e boa parte da audiência que se incomoda com os temas pesados do seriado de sucesso da HBO. Principalmente agora, por causa de uma cena recente, surgiu um debate sobre a necessidade de ter cenas de violência sexual e estupro no seriado. Uns acham que não é necessário, outros não entendem e muitos repudiam.

A melhor resposta para a polêmica foi dada em entrevista ao New York Times pelo próprio criador do mundo de “Game of Thrones”, o escritor George R. R. Martin.

“Por que você incluiu cenas de estupro e violência sexual nos livros das “Crônicas de gelo e fogo”? Que temas queria explorar com essas cenas?”, perguntou o NYT.

George R. R. Martin: “Um artista tem a obrigação de dizer a verdade. Meus livros são fantasias épicas inspiradas e fundamentadas na história. Estupros e violências sexual foram parte de todas as guerras que já aconteceream, desde os tempos atrás até hoje. Não mostrá-los em uma história centrada na guerra e no poder seria totalmente falso e desonesto e prejudicaria um dos temas dos livros: aquele que os verdadeiros horrores da história humana não vieram dos orcs ou dos feiticeiros sombrios, mas sim de nós mesmos. Nós somos os monstros. (E os heróis também). Cada um de nós tem dentro de si a capacidade de fazer o bem e também o mal.

Entendeu por que o seriado é bom? Porque o criador é extremamente esclarecido, inteligente e corajoso. A resposta pode ser muito óbvia para nós e para vocês, mas muita gente acha “desnecessário”, ou que passa mensagens perigosas.

Outra coisa que insistem em perguntar para George R. R. Martin é sobre as cenas de nudez. Por que tanta, digamos assim, putaria? Olha a resposta dele, dada tempos atrás:

tumblr_mgzuilF6ww1rrxzhzo1_r1_250  tumblr_mgzuilF6ww1rrxzhzo2_250

“Eu consigo descrever com perfeitos detalhes um machado entrando no crânio de um homem e sangue e cérebro respingando. Nem um pio [sobre isso].”

tumblr_mgzuilF6ww1rrxzhzo3_250  tumblr_mgzuilF6ww1rrxzhzo4_250

“Eu descrevo um pênis entrando numa vagina nos mesmos detalhes. O mundo acaba!”.

Comentários

Topo