Menu Papel POP

ABBA faz 40 anos e nós relembramos 40 momentos marcantes da banda

MAIS SOBRE:

Em abril de 2014 o mundo comemora os 40 anos da participação do grupo sueco ABBA no festival de música Eurovision, que revelou a banda para o mundo. O ABBA menos de uma década, mas seu sucesso e seu estilo diferente, com roupas sempre chamativas, ecoam até hoje na história da música mundial.

Por isso, para homenagear essa banda de quem nós somos fãs, resolvemos relembrar os 40 momentos mais importantes do ABBA.

“Waterloo” no Eurovision

A música “Waterloo” é a que marca o início do grupo. Foi com “Waterloo” que eles se apresentaram pela primeira vez como ABBA, em 1974, durante o Eurovision.

Lançamento de “Ring Ring”

abba01

“Waterloo” pode ser o início do ABBA com esse nome, mas os casais Benny e Frida e Björn e Agnetha já haviam gravado um álbum juntos em 1973, “Ring Ring”.

A música “Ring Ring”

Já mostrando os figurinos clássicos da banda.

Lançamento de “ABBA”

abba02

Em 1975, o primeiro álbum de grande sucesso da banda, o “ABBA”, que rendeu as clássicas “Mamma Mia” e “SOS”.

O clipe de “Mamma Mia”

O clipe foi um dos primeiros a marcar o estilo glam da banda.

Clipe de “SOS”

Esses ~efeitos especiais! Hahaha!

“Fernando”

Em 1975 eles lançaram seu primeiro “Greatest Hits”, que teve o clássico “Fernando” como single em 1976.

Lançamento de “Arrival”

abba03

Em 1976 eles lançaram o álbum “Arrival”, que inclui “Dancing Queen”, o maior sucesso da banda e uma das músicas mais clássicas de toda a história, sem exageros.

O figurino de “Dancing Queen” na Royal Swedish Opera

Em 1976 o grupo se apresentou com o clássico “Dancing Queen” usando um figurino do século XVIII na Royal Swedish Opera.

“Money, Money, Money”

It’s a rich man’s world!

“Knowing Me, Knowing You”

Que lindinhos eram esses casais!

“ABBA The Movie”

Em 1977 o grupo foi aos cinemas com um documentário sobre uma turnê australiana.

“ABBA The Album”

abba04

Foi lançado a mesma época do filme um novo álbum, que continha os hits “Thank You for the Music” e “Take a Chance on Me”.

O clipe de “Take a Chance on Me”

Muito brega, muito fofo. <3

Clipe de “Thank You for the Music”

Uma linda declaração de amor à musica, né, gente?

Clima disco de “Summer Night City”

O single “Summer Night City”, lançado em 1978, mostra o lado “Disco” do ABBA e da década de 70.

Divórcio de Björn e Agnetha

abba05

O divórcio dos dois em 1979 foi um indício de que a banda não iria continuar a mesma coisa, apesar de não ter terminado.

Lançamento de “Voulez-Vous”

abba06

Mesmo abalado com o divórcio, o grupo lançou o álbum “Voulez-Vous” em 1979, com os sucessos “Does Your Mother Know” e “Chiquitita”.

“Chiquitita”

Clipe com o clássico bonecão de neve.

“Does Your Mother Know”

Uma dos poucos sucessos da banda em Björn assume os vocais.

“Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”

Em 1979 eles lançaram a música “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, um dos maiores clássicos da banda, cujo sample foi usado por Madonna em “Hung Up”.

Figurino de 1979

O figurino do ABBA também serviu de inspiração para Madge no bloco final da turnê “Confessions”, de 2006.

Lançamento de “Super Trouper”

abba07

Em 1980 eles lançaram o álbum “Super Trouper”, aderindo de vez à moda dos sintetizadores e trazendo sucessos como “The Winner Takes It All” e “Lay All Your Love on Me”

“The Winner Takes It All”

Uma das mais lindas e mais clássicas músicas do ABBA. <3

“Super Trouper”, a música

Música linda! <3

 “Gracias por la Música”

Para agradar os fãs da América Latina, em 1980 o ABBA lançou uma compilação com várias versões de seus sucessos em Espanhol.

O divórcio de Benny e Frida

abba08

Em 1981 foi a vez de Benny e Frida seguirem caminhos distintos, o que enfraqueceu um pouco mais a banda. Porém, o ABBA ainda lançou um último álbum.

Lançamento de “The Visitors”

abba09

“The Visitors” foi o oitavo e último álbum de estúdio do ABBA. Está nele os último sucessos da banda, como “Head Over Heels” e “One of Us”.

“One of Us”

Com os fim dos dois casais, “One of Us” teve um ar ainda mais triste.

Lançamento de “The Singles: The First Ten Years”

abba10

Em 1982 a banda iria se reunir para gravar um novo álbum, mas acabaram desistindo e lançaram uma coletânea chamada “The Singles: The First Ten Years”, que incluía as inéditas “Under Attack” e “The Day Before You Came”.

“The Day Before You Came”

“The Day Before You Came” foi a última música gravada pelo ABBA. Depois dela, apesar de nunca ter havido um anúncio oficial, a banda não mais se reuniu.

Lançamento de “Gold”

abba11

Com o surgimento do grupo tributo A-Teens, foi lançada uma compilação com os maiores sucessos do ABBA. Até hoje o álbum “Gold” figura sempre entre as listas dos mais vendidos.

Musical “Mamma Mia!”

abba13

Em 1999 foi montado em West End, em Londres, a primeira versão do musical “Mamma Mia!”, inspirado nos vários sucessos (e nos figurinos) do ABBA.

“ABBA: Our Last Video Ever”

Os criadores dos Muppets fizeram um curta-metragem em tributo aos 30 anos de “Waterloo” para o Eurovision de 2004.  O vídeo mostra caricaturas da banda tentando um contrato com uma gravadora em 1974.

Renomeado para “The Last Video”, o curta conta com participação dos quatro membros da banda e de nomes como Cher. Em 2014 o vídeo foi postado no canal Vevo do ABBA.

Filme “Mamma Mia!”

Em 2008 foi lançada a versão cinematográfica do musical de 1999, com atuações de Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth e grande elenco.

Última vez juntos

abba14

Foi durante o lançamento do filme “Mamma Mia!” em Estocolmo, na Suécia, em 2008, que Agnetha, Frida, Benny e Björn estiveram juntos pela última vez.

Tributo em 2009

Benny Andersson e Björn Ulvaeus fizeram um show em tributo à banda no Hyde Park, em Londres. O show contou com várias participações especiais, incluindo Kylie Minogue, grande fã da banda e que já cantou “Dancing Queen” até nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

Rock and Roll Hall of Fame

abba12

Em 2010 o ABBA foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Apenas Frida e Benny participaram da cerimônia.

Inauguração do Museu do ABBA

TO GO WITH A STORY BY Camille BAS-WOHLERT This picture taken on May 6, 2013 in Stockholm shows the Gold Room, featuring golden records, costumes, at world's first permanent ABBA museum, on the eve of the official opening. Swedish group ABBA dominated the 1970s disco scene with their catchy melodies and kitsch dance routines. AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND RESTRICTED TO EDITORIAL USE        (Photo credit should read JONATHAN NACKSTRAND/AFP/Getty Images)

Em 2013 foi inaugurado o museu do ABBA na cidade de Estocolmo, com vários itens históricos pertencentes ao ABBA.

Reencontro em 2014

abba16

O 40º momento marcante ainda não aconteceu e pode ser que nunca aconteça. Mas a gente gostaria muito de poder dizer um dia que viu o ABBA reunido pela última vez. <3

Comentários

Topo