Menu Papel POP

Seria este o verdadeiro motivo da desistência e “dor de cabeça” do criador do “Flappy Bird”?

MAIS SOBRE:

O criador do jogo “Flappy Bird”, Dong Nguyen, pediu que o jogo fosse retirado das lojas de download, tanto da Apple quanto do sistema Andoid. O motivo seria que ele não estava mais consgeuindo lidar com toda a atenção e pressão que o game recebeu. Mas agora, o joguinho também vem recebendo algumas acusações de plágio.

“Flappy Bird” já possuía um visual muito similar ao clássico “Super Mario Bros.”, o que poderia ser visto como uma homenagem. Mas um outro jogo lançado para celulares em 2011 com o nome de “Piou Piou Vs Cactus” foi resgatado por internautas e as semelhanças são muitas.

O jogo consiste em você controlar um passarinho amarelo com um bicão vermelho, dando pequenos toques na tela para ele voar, e desviar de alguns cactos verdes. Ou seja se trocarmos os cactos verdes por canos verdes, nós temos o “Flappy Bird”. Dá uma olhada nas imagens abaixo comparando os dois jogos.

piouvsflappy

Apesar das similaridades, Nguyen negou que tivesse tirado o seu jogo do ar por causa de qualquer problema legal, e sim porque não esperava gerar tanta atenção com a sua criação e não aguentava mais tantos telefonemas da imprensa.

O game se envolveu em mais polêmicas. A primeira seria o suposto uso de robôs para que o aplicativo bombasse nas lojas virtuais e virasse destaque mundial. Ele foi lançado em maio de 2013, mas virou uma febre instantânea na semana passada, o que fez com que muitos analistas indicassem o uso de técnicas para inflar artificialmente as vendas do jogo.

A dificuldade extrema do jogo também foi colocada em questão. Algumas pessoas desconfiam que o game seja “quase impossível” só para aumentar o número de visualizações de banners de publicidade dentro dele. O criador estava arrecadando uma média de 50 mil dólares diariamente com o aplicativo.

“Flappy Bird” foi retirado das lojas de downloads de aplicativos, mas quem já tinha o jogo instalado no seu celular pode continuar usando normalmente.

Mas aqueles que ficaram órfãos do pequeno pássaro demoníaco podem tentar se divertir com duas versões do game:

Squishy Bird, em que o objetivo é matar o maior número de passarinhos

ou Flappy Doge, que é idêntico ao original, mas com o cachorro-meme Doge no lugar do periquito.

Comentários

Topo