Menu Papel POP

As 15 apresentações musicais mais memoráveis do Oscar

Em toda cerimônia do Oscar, alguns dos momentos mais aguardados são as apresentações musicais. Sejam as músicas indicadas ou homenagens a filmes antigos, as apresentações sempre animam um pouquinho a premiação.

Algumas dessas apresentações ficam marcadas na nossa memória, né? Por isso, às vésperas da edição 2014 do Oscar, que acontece no dia 2 de março, nós selecionamos as 15 apresentações musicais mais memoráveis do Oscar.

Björk – “I’ve Seen It All” (com a roupa de cisne!)

Todo mundo se lembra da Björk com o vestido de cisne do Oscar de 2001. Ela causou. Ficou botando “ovo” do tapete vermelho e foi o assunto do ano naquela época.  O que pouca gente comenta é que ela cantou a ótima música composta por ela para o filme “Dançando no Escuro”, de Lars Von Trier. É incrível, mas deu azar de concorrer com Bob Dylan e acabou perdendo a estatueta. Vale lembrar também que Björk era a protagonista do filme.

Madonna – “Sooner or Later”

Pode falar o que quiser da voz da Madonna na apresentação, mas “Sooner Or Later” do Oscar de 1991 é inesquecível! Madonna encarnou a Marilyn Monroe e acertou em tudo: sua coreografia estava com timing perfeito e ela estava estupendamente sensual (como só ela consegue fazer).

madonna-oscar-michael-jackson

Ah! Sem contar que foi naquele ano em que ela chegou na premiação com Michael Jackosn e não se falava de outra coisa na época. A música, feita para a trilha sonora do filme “Dick Tracy”, ganhou naquele ano, mas Madge ficou sem prêmio porque ela só interpretava a canção, composta por Stephen Sondheim.

Madonna – “You Must Love Me”

Madonna cantando no Oscar é sempre memorável. Esta apresentação, por mais simples que seja, é bonita porque a rainha do pop canta certinho! A apresentação de “You Must Love Me”, no Oscar de 1997, foi segura e bonita.

A música composta para o filme “Evita” ganhou naquele ano. Porém, mais uma vez, Madonna apenas interpretou a canção e saiu da premiação sem estatuetas (ela nem concorreu pela sua atuação no filme). Mas tudo bem, Madge, você já tinha levado o Globo de Ouro de melhor atriz no mesmo ano pelo musical, né?

Michael Jackson – “Ben”

Com apenas 14 anos de idade, Michael Jackson roubou a cena do Oscar de 1973. Ele cantou lindamente a música tema do filme de mesmo nome, que contava a história da amizade entre um garoto e um ratinho (no caso, a história do próprio Michael na infância). É de emocionar! “Ben” não levou o prêmio, mas ficou marcada na história como o primeiro hit solo do futuro rei do pop.

Celine Dion – “My Heart Will Go On”

No Oscar de 1998, o filme “Titanic” foi arrebatador, levou os principais prêmios da noite, incluindo o de Canção Original, com “My Heart Will Go On”. A intérprete da música, Celine Dion, fez uma apresentação linda, com uma voz impecável (como sempre, né?). Até hoje, a música é um dos maiores sucessos da carreira da canadense e virou um dos hinos inesquecíveis do cinema.

Adele – “Skyfall”

Essa apresentação está fresca na cabeça de todo mundo, mas merece ser lembrada aqui. Adele cantou brilhantemente na cerimônia de 2013 do Oscar, onde ainda saiu com a estatueta de Canção Original por “Skyfall”, do filme “007 – Operação Skyfall”. Com essa música, Adele se consagrou como uma das mais marcantes intérpretes de temas dos filmes do James Bond.

Three 6 Mafia – “It’s Hard Out Here For a Pimp”

Three 6 Mafia fez história no Oscar ao se apresentar e vencer o prêmio com a música “It’s Hard Out Here For a Pimp”, do filme “Ritmo de um Sonho”. A música é um rap que foge do que as pessoas estavam acostumadas a ver no Oscar. O próprio título da música é polêmico, já que a palavra “pimp” é uma gíria para cafetão, em inglês. Mas não teve outra, eles recriaram o filme no palco da cerimônia e fizeram uma apresentação inesquecível.

Jennifer Hudson, Beyoncé, Anika Noni Rose e Keith Robinson – “Dreamgirls” Medley


No Oscar de 2007, o elenco de “Dreamgirls – Em busca de Um Sonho” fez uma apresentação inesquecível. As vozes incríveis de Jennifer Hudson, Beyoncé, Anika Noni Rose e Keith Robinson cantaram “Love You I Do”, “Listen” e “Patience”, essa última com um coral. Foi tudo lindo!

Diana Ross – “Somewhere Over The Rainbow”

A música “Somewhere Over The Rainbow” talvez seja uma das mais clássicas já feitas para trilha sonora de filmes. Originalmente, a música foi cantada por Judy Garland no filme “O Mágico de Oz”, de 1939, mas no Oscar de 1990, a música recebeu uma homenagem de Diana Ross, que cantou acompanhada da plateia e de milhares de pessoas ao redor do mundo. Foi um momento lindo!

Whitney Houston e Mariah Carey – “When You Believe” 

Dueto clássico, música icônica, apresentação inesquecível! Duas das mais poderosas vozes da história da música se encontraram para a música “When You Believe” , do filme “O Príncipe do Egito”. Whitney Houston e Mariah Carey cantaram lindamente e de mãozinhas dadas na edição de 1999 do Oscar. Quando a Mariah surgiu, constantemente ela era comparada à Whitney, por isso esse é um dueto tão histórico.

Elenco de “Os Miseráveis” – “One Day More”

Foi lindo! Ano passado  Hugh Jackman, Russel Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Samantha Barks, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen subiram ao palco da cerimônia para cantar “One Day More”, canção do músical “Os Miseráveis”, readaptado ao cinema em 2013. A apresentação foi belíssima e mereceu os aplausos de pé da audiência.

Peabo Bryson e Celine Dion – “Beauty and the Beast”

Em 1990, Peabo Bryson e Celine Dion fizeram uma apresentação inesquecível com a música “Beauty and the Beast”, gravada para o filme “A Bela e a Fera”, da Disney. Além do Oscar, a música inda conquistou o Grammy na categoria Dueto do Ano.

Elton John – “Can You Feel the Love Tonight”

Para o filme “O Rei Leão”, também da Disney, Elton John criou com o compositor Tim Rice a belíssima música “Can You Feel The Love Tonight”. A canção foi um sucesso e ainda rendeu o Oscar para Elton, que em 1995 ainda apresentou a música na premiação de forma magnífica.

U2 – “Hands That Built America”

O U2 pode até ter perdido para “Lose Yourself” (Eminem), da Trilha Sonora de “8 Mile”, mas fez uma apresentação memorável no Oscar de 2003. Eles tocaram a ótima música “Hands That Built America”, composta para o filme “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese.

Hugh Jackman, Beyoncé, Zach Efron e Vanessa Hudgens – Homenagem aos musicais

Em 2009, Hugh Jackman não só apresentou o Oscar como ainda sapateou, cantou e recebeu alguns convidados no palco para fazer uma homenagem aos musicais. Beyoncé, Zac Efron, Vanessa Hudgens, Amanda Seyfried e Dominic Cooper se juntaram a Jackman e cantaram músicas desde “Chicago” até “Mama Mia!”, passando por “High School Musical” e “Evita”. A apresentação terminou com um ar de que estava faltando algo, mas empolgação dos outros, talvez. Mas sim, foi uma apresentação histórica e Hugh Jackman, como de costume, arrasou muito.

Podemos roubar e fazer 16?

Tem que entrar a Barbra de qualquer jeito, gente! Desculpa! Ela não cantava no Oscar há 36 anos e no ano passado apareceu para cantar o seu clássico “The Way We Were”. Olha, a gente arrepia só de ouvir.

Como serão os números musicais do Oscar 2014?

Será que alguma das apresentações de 2014 entrará para o hall das mais clássicas? Idina Menzel com “Let It Go” (de “Frozen”), Pharrell Williams com “Happy” (de “Meu Malvado Favorito 2”) e U2 com “Ordinary Love” (de “Mandela) vão cantar na cerimônia, que esse ano será apresentada por Ellen Degeneres.

O Oscar 2014 acontece no dia 2 de março e aqui no Brasil terá transmissão ao vivo apenas pelo canal pago TNT, já que a Rede Globo, que geralmente transmite a premiação, estará realizando a cobertura dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Entretanto, é esperado que Fernanda Lima e Monica Iozzi apresentem um resumão do Oscar na Globo, que deverá ser exibido no dia 3 de março, logo após a “Sessão da Tarde”.

Comentários

Topo