Menu Papel POP

Por que a Apple está fazendo um iPhone dourado?

20130821ACCN_003_cs1e1_480x

É quase certo que, no próximo dia 10, a Apple irá lançar alguns novos modelos de iPhone. Além da atualização da linha de frente do gadget, que deve ser o iPhone 5S, teremos, também, as versões econômicas com traseiras de plástico e coloridas – para alcançar mais ainda a massa, o 5C, e o tal de iPhone dourado. Mas a pergunta é: por que depois de tanto tempo fazendo iPhone preto e branco, a Apple resolveu testar um novo tom?

Apesar de nada estar 100% confirmado, várias fotos do iPhone “dourado” vazaram. A cor, na verdade, não é um dourado gritante, cor de ouro, mas sim algo como um “champagne”, meio bege.

dourado

A justificativa é um tanto simples: a cor dourada é bem quista por pessoas que possuem alto poder aquisitivo e, no geral, em mercados onde o iPhone vende bastante, como a China. Dourado lembra ouro, que lembra riqueza, que pode (ou não) projetar “status”. Não se sabe se o iPhone dourado terá alguma diferença em questões de hardware dos outros iPhones, por enquanto.

Ainda com essa informação, especula-se que a China, um bom mercado para a Apple, supere a Índia como o maior consumidor de ouro no mundo, segundo informações da Reuters. Por lá, espera-se que o mercado de bens de luxo cresça em 40% em apenas uma década. Com essa nova inserção no mercado, a Apple poderia, rapidamente, ultrapassar aparelhos com Android no país.

Só pra lembrar: é habitual a customização de gadgets na China. E adivinha qual a mais procurada? Itens (capinhas, cases, adesivos) na cor dourada. Ah! Em 2012, quando o iPhone 5 começou a ser vendido na China, em apenas um final de semana foram vendidos 2 milhões de aparelhos, um recorde para a Apple por lá. Ou seja… É tudo questão de agradar um público que, com certeza, vai levar muito dinheiro à empresa.

Apesar do número impressionante (2 milhões), vale dizer que a Apple, na China, é a sexta em participação do mercado chinês – ficando atrás da Samsung, que lidera, Lenovo, Coolpad, Huawei e ZTE.

Ninguém ainda revelou qual será a cor frontal do iPhone dourado. Mas, olhando assim, de longe, ele ficou até que bonito, né?

Comentários

Topo