Menu Papel POP

10 melhores músicas do Oasis para celebrar o aniversário de Liam Gallagher

MAIS SOBRE:

É hoje! É hoje o aniversário do Liam Gallagher!

O grande dia do líder e principal vocalista do Oasis (com o perdão dos fãs do Noel!) completa 40 anos hoje, dia 21 de setembro, e nós resolvemos relembrar Oasis num post especial para comemorar.

Apesar de o irmão Noel Gallagher escrever a maior parte das músicas do grupo, foi Liam quem deu a cara – e a atitude! – para essa que é uma das maiores bandas britânicas dos anos 90.

Para comemorar o aniversário do músico, que, atualmente, faz parte da banda Beady Eye, confira as 10 melhores músicas do Oasis:

1 – “Don’t Look Back in Anger”

Assim como as duas posiçoes anteriores, “Don’t Look Back in Anger” faz parte do CD “What’s the Story (Morning Glory)?”. A faixa mostra o melhor da influência dos Beatles no Oasis e se tornou uma das canções mais bem sucedidas dos irmãos Gallagher. O próprio Noel, que também está à frente dos vocais, adimitiu, anos mais tarde, que John Lennon foi uma grande inspiração para que ele escrevesse essa música, que é linda!

2 – “Wonderwall”

“Wonderwall” talvez seja o principal single da carreira do Oasis. Lançada como single do CD de 1995, “What’s the Story (Morning Glory)?”, a música é um dos hinos do rock dos anos 90 e uma das mais importantes contribuições britânicas para o rock mundial. Quem é que nunca canta junto quando escuta essa música tocando?

3 – “Champagne Supernova”

A faixa, que pertence ao CD “What’s The Story (Morning Glory)?, de 1995, virou uma “favorita dos fãs”. Noel, o compositor da música, no entanto, não revela ao certo sobre o que se trata a canção. Em uma entrevista em 2005, ele confessou que a letra foi feita basicamente quando ele “não estava em si”. Por isso o refrão diz: “Um dia você vai me encontrar em uma supernova de champagne nos céus”.

4 – “Don’t Go Away”

A música, uma das mais lindas da carreira do Oasis, faz parte do CD de 1998 “Be Here Now”. O engraçado é que a música foi lançada como single apenas no Japão, mas virou sucesso nas rádios de todo o planeta, inclusive nos Estados Unidos – um mercado tradicionalmente mais fechado à música britânica.

5 – “Stop Crying Your Heart Out”

Quando Noel escreveu essa música para o CD “Heathen Chemistry”, de 2002, ele a descreveu como uma das mais belas baladas que já havia escrito. E ele estava certo. “Stop Crying Your Heart Out” talvez seja a balada mais reconhecida da banda, chegando a ser regravada por diversos artistas, como Leona Lewis.

Confira as outras 5 músicas…

6 – “Live Forever”

A faixa também aparece no “Definitely Maybe”, de 1994, e é uma das músicas mais bem sucedidas da banda. A história por trás da composição dela, na verdade, encanta mais. “Live Forever” é uma resposta do Oasis para o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Os irmão Gallagher criticam o descontentamento de Kurt com a fama, apesar de, em algum nível, provocá-la.

7 – “Slide Away”

Essa música também pertence ao “Definitely Maybe”, de 1994, mas nunca chegou a ser single de trabalho. No entanto, é sem dúvida uma das canções mais amadas pelos fãs da banda, tanto pelo vocal emocionado como pela letra linda sobre relacionamentos que estão prestes a serem destruídos.

8 – “Supersonic”

A música é o primeiro single do primeiro CD do Oasis (e talvez, até hoje, considerado pela crítica o mais importante), “Definitely Maybe”, de 1994. Em 2007, a principal revista de música do Reino Unido, a “NME”, posicionou “Supersonic” na colocação de número 25 na lista dos 50 maiores hinos da guitarra de todos os tempos.

9 – “Stand By Me”

A canção faz parte do CD “Be Here Now”, de 1997, um dos mais bem sucedidos da carreira do Oasis. A música, na época, brigava pelo primeiro lugar na parada musical britânica com “Candle in the Wind”, do Elton John, lançada em memória à Princesa Diana.

10 – “Acquiesce”

Para abrir, um b-side do álbum “Morning Glory”. É uma faixa legal não só por causa das guitarras enfurecidas, mas também porque celebra a união (sempre difícil) entre os irmãos Liam e Noel. Os dois fazem os vocais dessa música. Liam nos versos e Noel no refrão. E a letra? “We need each other/We believe in one another”.

* conteúdo patrocinado por OiRdio *

Comentários

Topo