Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Barry Jenkins relembra caso de racismo que sofreu durante a divulgação de Moonlight

O próximo filme de Barry Jenkins, If Beale Street Could Talk, estreou no Toronto International Film Festival na noite de domingo (9). Durante uma sessão de perguntas e respostas após a exibição, Jenkins relembrou quando um motorista racista o chamou de nigger (crioulo/nego).

De acordo com Vulture, alguém na multidão perguntou ao diretor se havia um momento durante a produção de seu novo filme, em que tudo fez sentido para ele. Ele respondeu com uma afirmação positiva e apontou uma cena em que o personagem de Brian Tyree Henry sai da prisão por um crime que não cometeu e, enquanto conversa com seu amigo, fala sobre como a polícia o incriminou por um roubo de carro sendo que ele nem sabe dirigir e o modo como os homens brancos tratam os homens negros na prisão. “Senti profundamente que este filme, embora tenha sido ambientado em 1973/74, seria relevante hoje”, disse ele.

Para sustentar seu ponto, ele contou uma história pessoal sobre o racismo que experimentou ao promover Moonlight. Ele estava deixando o Governor Awards para a festa da Academia uma noite e esperando por seu carro. Como era difícil entrar e sair do hotel onde tava acontecendo o evento, seu motorista foi forçado a circular. De acordo com a revista, Jenkins continuou:

“Eu saio e um manobrista [que estava lá] fica chocado. Eu digo: ‘O que está acontecendo?’ Ele diz: ‘Ah, você não deveria entrar no carro com aquele cara’. Eu fico tipo ‘Por quê?’ Ele responde: “Ah, porque quando eu estava aqui antes, ele parecia todo agitado, e eu perguntei a ele ‘O que há de errado?’. Ele disse que ‘Ah, você sabe, nada, eu só estou sentado aqui esperando para pegar esse crioulo.’ E então ele sorriu e disse: ‘Ah, e ele provavelmente será indicado para Melhor Diretor'”

Jenkins disse que, se um incidente racista como esse pode acontecer com ele, enquanto vestindo um terno de US$ 5.000, isso pode acontecer com qualquer um. “Então, quando chegamos a essa cena [de racismo em If Beale Street Could Talk] eu estava tipo, isso é foda. É isso. Tudo o que estamos fazendo. Sim”, ele diz, concluindo com: “Temos que contar essas malditas histórias”.

voltando pra home