Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

series

Netflix se pronuncia sobre polêmica de gordofobia da nova série Insatiable

Antes de ser lançada, a nova série da Netflix, Insatiable, já está causando polêmica. O serviço de streaming enfrenta acusações de gordofobia. Tudo começou na semana passada. A gigante do streaming lançou um trailer para a série que conta a história de Patty, estrelado por Debby Ryan, uma estudante do ensino médio que usa sua nova posição social, como uma pessoa magra, para se vingar daqueles que fizeram de sua vida um inferno quando ela era gorda.

No entanto, a recepção ao trailer foi extremamente crítica, com muitos acusando o show de promover “envergonhamento do corpo (fat-shaming)” ou gordofobia e atitudes sociais doentias em relação aos corpos das mulheres.”Esta série causará distúrbios alimentares e perpetuará a objetificação adicional do corpo das mulheres”, escreveu uma petição da Change.org com mais de 200.000 assinaturas solicitando as leituras de cancelamento do programa. “O trailer já desencadeou pessoas com distúrbios alimentares. Vamos parar com isso e proteger mais danos”, disse a nota.

Agora, a vice-presidente da série original da Netflix, Cindy Holland, tem uma resposta às críticas. De acordo com o IndieWire, enquanto ela falava com os jornalistas num famoso evento de críticos de televisão, Holland disse que a série foi criada a partir de um desejo da criadora Lauren Gussis de explorar essas questões baseadas em sua própria experiência, mas satiricamente, de forma superior.

“A mensagem do programa é que o mais importante é que você se sinta confortável consigo mesmo”, continuou Holland, de acordo com o The Cut. “A própria vergonha, essa crítica, está embutida no DNA do programa.”

Autora da história pede atenção para a série

Gussis já havia abordado as críticas, falando sobre sua própria conexão pessoal com a narrativa e pedindo aos telespectadores que dessem uma chance ao programa. “Quando eu tinha 13 anos, eu era uma suicida. Meu melhor amigo me abandonou, eu sofri bullying e queria vingança. Eu pensei que se eu parecesse bonita por fora, eu sentiria como se fosse o suficiente”, escreveu Gussis. “Em vez disso, desenvolvi um distúrbio alimentar… e o tipo de raiva que faz com que você queira fazer coisas obscuras.”

A atriz que a interpreta na série, Debby Ryan, também se pronunciou em seu Instagram na semana passada:

Em resposta às duras críticas que o programa enfrentou, Ryan divulgou uma declaração em defesa da série e do tratamento de sua personagem. Ela descreve sua experiência com insegurança corporal e assegura ao seu público que o programa não envergonha seu caráter pelo peso. Na verdade, ela diz, faz o oposto. “Estamos de olho em sistemas quebrados e prejudiciais que igualam a magreza ao valor”, ela escreveu em seu comunicado divulgado no Instagram.

A declaração de Ryan é de boa fé, mas parece estar em conflito com o que o trailer descreve. Ela afirma que o programa funciona contra a vergonha do corpo ao “identificar os valentões e dizer ‘isso não está bem'”. Ela também observa que quando seu personagem foi descrito como mais gorda, e que ela “não teve as mesmas oportunidades, e ela foi tratada pior, que é o que desencadeou sua raiva “.

Insatiable está prevista para estrear no dia 10 de agosto. Se será cancelada mesmo, não sabemos. E aí, vão dar uma chance para a série?

Confira o trailer abaixo:

voltando pra home