Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

3%
series

Visitamos o set de “3%” e conversamos com o elenco

Em setembro do ano passado, o Papelpop, junto com outros veículos, visitou o principal set de filmagens da segunda temporada de “3%”, série brasileira da Netflix que volta amanhã com novos episódios.

Fomos até uma fábrica desativada no Brás, em São Paulo. O local serviu como ambientação do Continente — onde 97% da população da história vive. Mais de 20 cenários foram criados nesta construção, como o centro da cidade, as casas dos cidadãos, mercado, o galpão da Causa, um orfanato e igreja. Cerca de 70% da série foi gravada lá.

O visual de praticamente todos os cenários é sujo e simples, afinal, o Continente abriga a população pobre do universo de “3%”, aqueles que não passaram no Processo visto na primeira temporada. A trama da segunda fase vai crescer, então muitos detalhes do Continente que não foram vistos antes ganharão atenção agora. Há bastantes objetos reciclados, tecidos, e utensílios reaproveitados; uma televisão e uma geladeira, por exemplo, não podem ser usadas propriamente uma vez que não há eletricidade no Continente, então os cidadãos se reapropriam dessas coisas.

Tiago Mello, produtor executivo, contou que não houve a intenção de “internacionalizar” os cenários — a inspiração continua sendo brasileira. “Aprimoramos várias coisas, mas percebemos na primeira temporada que ser brasileiro conversa com o mundo. Então queremos mostrar isso a todos.”

A outra parte da temporada: O Maralto

Se a maior parte da segunda temporada se passa no Continente, o restante vai mostrar o Maralto — o lado rico do universo, a sociedade próspera para onde os 3% selecionados no Processo vão. É lá que estão Michele (Bianca Comparato) e Rafael (Rodolfo Valente).

A locação escolhida para o Maralto foi o Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Valdy Lopes, diretor de arte, explicou que foram usados cores e elementos da natureza e do Brasil para criar o local, fugindo daquela estética mais branca e limpa que é bem usada em produções que abordam o futuro.

Pedro Aguilera, o responsável pela “3%”, disse:

“Sempre foi a nossa intenção e ideia de que o Maralto fosse um lugar bom de verdade, mas sabemos que ele está fundamentado em um processo extremamente injusto. Mas fácil se o Maralto fosse um lugar péssimo, então a gente deveria se esforçar em pensar um lugar que a gente realmente gostaria de viver, um lugar onde eu olharia e diria ‘Acho que de repente eu moraria ali.’”

“Quais são os valores no Maralto?”

No mesmo dia da visita também conversamos com o elenco de “3%” — elenco que inclusive aumentou. São 65 personagens no total, enquanto a primeira temporada teve mais ou menos 40.

Bianca Comparato contou que sua personagem Michele chega ao Maralto com um pé atrás. “Ela não acredita muito naquela coisa toda, ela chega incerta e acha um pouco estranho o fato do Maralto ser tão ‘puro’.” Mas Michele vai precisar deixar um pouco de lado esse ceticismo porque como foi mostrado no fim da primeira temporada, ela descobriu que seu irmão não está morto como a Causa havia lhe dito, mas está preso justamente no Maralto.

“O que mais importa para ela nessa viagem toda é o irmão. A Causa não importa mais, porque agora ela se sente usada e manipulada. E o Maralto também não importa, porque o irmão dela está preso lá. Então quais são os valores no Maralto? Por que ele está preso? Isso é uma espécie de maturidade.”

Bruno Fagundes é o intérprete do irmão de Michele. O ator obviamente não podia falar muito sobre o personagem, mas adiantou uma informação. “Não posso dizer por que ele está preso no Maralto, mas tem relação com a história do casal fundador do local e de como nasceu o Processo. Então ele sabe segredos dessa parte inicial.”

Quanto ao casal fundador… bem, não é exatamente um casal. Fernanda Vasconcellos, outra atriz nova na série, explica:

“A minha personagem faz parte do trio fundador [do Maralto]. Na primeira temporada se falou do casal, e aí essa temporada começa mostrando que na verdade é um trio. Esses episódios mostram como o lugar foi criado, quais foram as motivações dessas três pessoas e isso vai ajudar um pouco a montar o quebra-cabeça da história.”

Outro personagem novo (e importante) é Silas, feito por Samuel de Assis. Silas é o líder da Causa, um curandeiro bondoso, respeitado e próximo de Joana (Vaneza Oliveira). Os dois se conhecem quando Joana volta para o Continente e decide abraçar a Causa.

“[Joana] tenta entender a Causa e Silas precisa descobrir se pode confiar nela. A relação deles é uma ‘pseudo briga’. Há vários momentos de choque entre eles.”

Esse balanço entre o Continente e o Maralto vai nortear a segunda temporada. Para Pedro Aguilera, o tema “é exatamente como os personagens vão se posicionar [quanto às injustiças sociais] depois de terem passado pelo Processo e vivido na pele a situação daquele mundo. Tem a ver com o lado que eles ficarão em relação à manutenção do status quo.”

“3%” volta com 10 episódios amanhã, dia 27 de abril, na Netflix.

voltando pra home