Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Sete filmes do Steven Spielberg pra você (re)assistir só porque sim

Vamos supor que algo muito legal está pra acontecer na sua vida, uma realização de um sonho ou algo assim. Você só tem de responder uma última pergunta… e ela é sobre três filmes dirigidos pelo Steven Spielberg. Quais são os que vem na sua cabeça, assim, do nada?

Aproveitando a estreia de “Jogador Número 1” (que é dirigido adivinha por quem?) nessa quinta-feira (29), um filme recheado de referências à cultura pop — incluindo filmes dirigidos ou produzidos por Steven Spielberg — e também aproveitando o feriadão que se aproxima, o que significa tempo pra ver um monte de filme, o Papel Pop resolveu preparar uma listinha básica com 7 filmes que você precisa ver pra conhecer o trabalho dele OU rever pra se lembrar porque ele é o maior contador de histórias através de imagens que humanidade já viu.

Aí, se sua vida (ou algo muito legal) depender disso… Pronto. :)

Tubarão (1975)

Não só o primeiro blockbuster dirigido por Steven Spielberg como o primeiro blockbuster da história do cinema. Foi depois do primeiro filme, em 1975, que os estúdios começaram a lançar seus filmes simultâneamente nos EUA inteiro e foi com ele que perceberam que poderiam fazer propaganda também na televisão. Dizem que, naquela época, era impossível passar mais de 1min na TV sem ouvir o “Tan tan tan tan”…

Contatos Imediatos de 3o Grau (1977)

O filme, que completou 40 anos no fim de 2017, é provavelmente o melhor exemplo do que o diretor é capaz de fazer. Não há uma cena, uma imagem, que seja aleatória. São todas grandiosas, todas ridiculamente bonitas…

Parte da ideia do filme surgiu de uma experiência real do diretor, aliás, que no meio de uma noite, do mais profundo nada e às pressas, foi colocado pelos seus pais no carro que o levou a um lugar aleatório onde seria possível assistir à uma chuva de meteoros <3

Indiana Jones (1981)

Bom, Harrison Ford já era Han Solo quando foi fazer Indiana Jones, mas provavelmente ele não seria Harrison Ford se não tivesse feito Indiana Jones — ou, pra ser mais específico, “Caçadores da Arca Perdida”, que é o nome real oficial do primeiro filme. :)

Já foram produzidos quatro, todos dirigido por ele, e um quinto, também com ele na direção e Harrison Ford de volta deve chegar em 2020.

E.T – O Extraterrestre (1982)

Talvez “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” seja, desses, o único filme que não há um personagem ou frase marcante, ainda que aquelas cinco notas sejam inesquecíveis. Mas foi com E.T que Spielberg atingiu o seu ápice, com a história do alien que só queria ir pra casa. É bonito, é triste e é lindo mas aí você chora e você sorri e <3

Jurassic Park (1993)

“Jurassic World” outro dia ganhou um monte de dinheiro porque, em 1993, Spielberg colocou nos cinemas um filme que mudou a história da sétima arte e da cultura pop num geral, com aqueles dinossauros que se pareciam reais DEMAIS… E o Jeff Goldblum, claro.

Hoje em dia dá pra perceber o que era ou não efeito e o senso de “realidade” se perde um pouco, mas aí você se lembra que o filme estreou há 25 anos e, se bobear, é mais velho que você e, bom… :D

A Lista de Schindler (1994)

(Quase que) Totalmente em branco e preto, esse foi o primeiro filme em que Spielberg falou especificamente sobre o nazismo, algo bastante pessoal pra ele (que é judeu). A história, baseada em fatos reais, mostra como um cara escroto como Oskar Schindler percebeu os absurdos que Hitler estava fazendo e passou a usar a sua fábrica como um refúgio de Judeus, chegando a salvar 1100 pessoas de irem para o campo de concentração de Auschwitz.

Foi feito sem nenhum story board, todos os lucros do filme, que iriam pro diretor, são doados a uma instituição e, de tão sério e pesado, acabou sendo feito depois de Jurassic Park, ou ele estaria muito esgotado pra produzir o “Parque dos Dinossauros”.

Spielberg (2017)

Bom, esse não é um filme dirigido pelo Spielberg, mas sim um documentário produzido pela HBO que conta a história de vida do diretor e ajuda a explicar muitas coisas sobre os seus filmes, em especial suas inspirações e motivações. Não é o melhor documentário do mundo, mas se você diz que gosta de cinema talvez devesse assistir pra conhecer melhor o cara. :)

Além desses filmes, é possível encontrar o nome de Steven Spielberg como produtor de grandes franquias e filmes como “Gremlins”, “Os Goonies” e “De Volta para o Futuro”. Talvez seja o caso de você também assistir, ainda que o papel do produtor seja uma coisa muito mais de bastidores… É que os filmes costumam ser bons.

Tirando “Transformers”. Fuja de Transformers!

E aí assim, né? O cara tem 32 filmes no currículo. Só esse ano já tivemos dois lançados no Brasil… Se você gostar desses, bem que podia ir atrás de todos os outros, né? Mal não vai fazer. Pelo contrário. <3

voltando pra home