Menu Papel POP

Gosta de série policial? Então toma 10 dicas pra ver roendo unha

Já perceberam que as séries de investigação criminal são ótimas para maratonar? Se ela é boa, cada episódio vai te prendendo, te deixando curioso e quando você percebe, acabou de assistir tudo!

Fizemos uma lista com 10 das séries desse gênero que valem a pena dar uma chance. Toma!

The Wire

Essa é uma das produções policiais (e de drama em geral) mais elogiadas de todas. “The Wire” tem cinco temporadas e foi exibida entre 2002 e 2008 pela HBO. Ambientada em Baltimore, a série começa mostrando o combate ao tráfico de drogas pelas forças policiais e depois vai abrindo o leque, abordando a criminalidade pela visão do sistema judiciário, das escolas e da mídia. Idris Elba e Dominic West estão no elenco.

Hannibal

O jogo de gato e rato entre o detetive Will Graham (Hugh Dancy) e o dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen) teve só três temporadas, mas são três temporadas ótimas. A série de Bryan Fuller deu uma nova roupagem ao canibal, usando muita violência gráfica e uma estética linda — tem episódios que parecem uma pintura de tão apurados visualmente.

True Detective

Tanto a primeira quanto a segunda temporada usam a mesma base: um crime a ser resolvido e personagens atormentados por seus demônios interiores. A fase de estreia mostra Matthew McConaughey e Woody Harrelson revisitando um caso de muitos anos atrás que parece não ter sido encerrado como eles pensavam. Já a segunda gira em torno do assassinato de Ben Caspar, político corrupto da cidade fictícia de Vinci. O crime conecta a detetive Ani Bezzerides (RachelMcAdams), o policial Ray Velcoro (Colin Farrell), o patrulheiro rodoviário Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) e o gângster Frank Semyon (Vince Vaughn).

The Killing

Vale a pena ver tanto essa versão americana quanto a original, feita na Dinamarca com o título “Forbrydelsen”. O foco das duas primeiras temporadas dos Estados Unidos está na investigação feita pela dupla Sarah Linden (Mireille Enos) e Stephen Holder (Joel Kinnaman) do assassinato de Rosie Larsen. A emissora AMC cancelou a série pela baixa audiência, voltou atrás e produziu uma terceira, com outro crime a ser solucionado. Foi cancelada de novo e a Netflix salvou, fazendo a quarta e última fase.

Luther

De “The Wire” para “Luther”, Idris Elba protagoniza sua própria série criminal. Com “Luther”, pouco a pouco vamos nos interessando mais pelo investigador que dá nome à série do que pelos casos que ele tenta solucionar. Não que eles sejam chatos ou entediantes, mas é que Luther tem uma relação conturbada consigo mesmo e isso vai influenciando sua conduta profissional. São quatro temporadas e a quinta está confirmada para 2018.

The Fall

Vocês querem Jamie Dornan? Então tá aqui! Em “The Fall”, ele é um assassino cujos alvos são mulheres jovens, e a detetive Stella Gibson, feita pela Gillian Anderson de “Arquivo X”, é quem tenta capturá-lo.

Top of the Lake

Entre “Mad Men” e “The Handmaid’s Tale”, Elisabeth Moss fez a primeira temporada de “Top of the Lake”, em 2013. Ela interpreta Robin Griffin, detetive australiana que vai para a Nova Zelândia investigar o desaparecimento de uma criança grávida de 12 anos. A segunda temporada demorou para chegar — foi só esse ano, e com o subtítulo “China Girl”. Nela, Robin está em Sidney quatro anos depois e pega o caso do assassinato de uma prostituta tailandesa.

Justified

“Justified” é um faroeste moderno protagonizado por Timothy Olyphant, o marido da Drew Barrymore em “Santa Clarita Diet”. Ele interpreta Raylan Givens, delegado com comportamento típico de um cowboy, que é transferido de Miami para o estado de Kentucky. Próximo de onde ele está, Lexington, fica o distrito de Harlan, onde ele cresceu e para onde não queria de jeito nenhum voltar. Os traficantes dominam o local, e Givens se vê envolvido novamente na pobreza e na criminalidade daquele lugar.

Broadchurch

David Tennant (“Doctor Who”, “Jessica Jones”) e Olivia Colman (a próxima Elizabeth II na futura terceira temporada de “The Crown”) são os detetives Alec Hardy e Ellie Miller nessa série que se passa na fictícia cidade britânica de Broadchurch. Na primeira temporada, eles investigam o assassinato de um garoto. São três temporadas no total de oito episódios cada — curtinhas, então dá para fazer uma maratona intensa.

Mindhunter

Com alguns episódios dirigidos por David Fincher (“Clube da Luta”), “Mindhunter” acompanha dois agentes do FBI, Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) entrevistando serial killers a fim de pesquisar e entender a mente dos assassinos para tentar solucionar casos em andamento — isso lá no fim dos anos 70, quando nem existiam estudos do tipo. Eles também recebem a ajuda da psicóloga Wendy Carr (Anna Torv).

Claro que tem várias outras, tanto conhecidas como mais underground. Essa lista é só uma amostra de muita coisa legal disponível. Quais outras vocês recomendam?

Comentários

Topo