Menu Papel POP

HBO é multada em R$ 2 milhões por exibir “Festa da Salsicha” em “horário para crianças”

A HBO foi multada pelo Procon-SP em 2 milhões de reais por exibir a animação “Festa da Salsicha” durante o dia.

Segundo a revista Veja, o órgão afirma que o canal não deixou explícito a advertência de que o filme se tratava de uma “animação pornográfica”, e inapropriada para crianças. A descrição do longa aponta uma censura de 16 anos.

Para quem não assistiu ao longa, “Festa da Salsicha” é um desenho produzido por Seth Rogen, que mostra a vida de todos os alimentos em um supermercado. A animação é protagonizada por uma salsicha que sonha em um dia entrar na sua amada, uma bisnaguinha. Dublado pelo Porta dos Fundos no Brasil, “Festa da Salsicha” não economiza nas piadas e cenas com drogas e sexo, como a orgia alimentícia no final.

Alguns pais ficaram chocados ao assistirem ao filme achando que era para crianças, só pelo fato de ser uma animação com personagens “fofinhos”, e fizeram protestos contra o filme nas redes sociais, o que levou a HBO a reprogramar o desenho para ser exibido apenas depois das 22h.

O Procon falou à Veja que apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a vinculação horária à idade, a falta de alerta aos pais feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, parte do Código do Consumidor, que atinge consumidores hipervulneráveis.

Comentários

Topo