Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Há 9 anos, Lady Gaga lançava seu primeiro álbum, “The Fame”

Em 19 de agosto de 2008, há exatos 9 anos, eramos presenteados com “The Fame”, o primeiro álbum hinário de Lady Gaga, que logo a levou ao estrelato.

Antes do lançamento do disco (que foi liberado primeiro no Canadá), Gaga já tinha divulgado o EP “The Cherrytree Sessions” meses antes, com “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, “Poker Face”,  e “Just Dance”. Este inclusive foi o primeiro single oficial dela, lançado em abril de 2008 e que ficou no top do HOT 100 da Billboard.

As outras duas faixas, “Poker Face” e “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, também foram lançadas como single, seguidas por “LoveGame” e “Paparazzi”. Todas elas com clipes com um visual que se tornaram uma marca de Gaga no começo de sua carreira, e que muitos identificam com ela até hoje. Vamos rever estes clipes abaixo:

“The Fame” ainda tem muitas outras faixas boas, como “Money Honey”, “Boys Boys Boys”, “The Fame”, “Starstruck”, e “Beautiful, Dirty, Rich”, que também tem o seu clipe:

O disco foi muito bem recebido na época. Concorreu a álbum do ano no Grammy de 2010 (perdendo para “Fearless”, da Taylor Swift), mas ganhou de melhor álbum dance. Já “Poker Face” concorreu em gravação e canção do ano, e ganhou de melhor gravação dance.

O sucesso de Gaga na época foi tão grande que ela fez com que o Grammy mudasse suas regras. O que aconteceu foi o seguinte: Gaga concorreu no Grammy de 2009 somente com o single “Just Dance”, na categoria de gravação dance, por causa do calendário da premiação (que ia de outubro de 2007 a setembro de 2008). Quando chegou o Grammy de 2010, ano em que ela inscreveu o álbum completo (que foi lançado em outubro de 2008 nos Estados Unidos, e o calendário do Grammy incluía lançamentos de outubro de 2008 a setembro de 2009), a cantora foi excluída da categoria de melhor novo artista, pois segundo as regras da academia, para estar listada, ela nunca poderia ter participado da competição.

A reação à Gaga esnobada foi muito grande, já que ela era com certeza a artista revelação de maior destaque. No ano seguinte, após a polêmica, a academia mudou as regras permitindo que artistas que já concorreram antes pudessem entrar como “novo artista”, desde que não tenham lançado um álbum ou ganho um Grammy em anos de premiações anteriores.

Talvez vocês se lembrem que em 2009 muitos artistas estavam com a mania de lançar reedições de seus álbuns, e assim, em novembro de 2009, Lady Gaga chegou com o “The Fame Monster”, que trazia todas as faixas de “The Fame” e outros singles poderosos, como “Bad Romance”, “Telephone” e “Alejandro”.

Vamos ouvir o “The Fame” completo para comemorar este aniversário hinário:

voltando pra home