Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Hollywood estaria culpando o Rotten Tomatoes pela baixa bilheteria de alguns filmes

No final de maio, os Estados Unidos têm um dos seus principais feriados nacionais, o Memorial Day. É uma data muito importante para o cinema de lá, que aproveita para lançar blockbusters que tem grande potencial de atingir altos números de bilheteria.

“Piratas do Caribe 5: A Vingança de Salazar” e “Baywatch” eram algumas das apostas dos estúdios de Hollywood para este último Memorial Day. Ambos os filmes, no entanto, não atingiram as expectativas de faturamento dos produtores.

Enquanto “A Vingança de Salazar”, que tinha projeção de arrecadar entre 90 e 100 milhões de dólares, fez “apenas” 77 milhões, “Baywatch” conseguiu só 23 dos 50 milhões de dólares que eram estimados.

A culpa do baixo faturamento, segundo os próprios estúdios, seria de sites como o Rotten Tomatoes, site famoso que agrega críticas de especialistas e do público, rankeando os melhores e piores. Pelo menos é o que diz o site americano Deadline:

“Pessoas próximas a ambos os filmes culpam o Rotten Tomatoes por isso, visto que eles tiveram 32% e 19% de avaliações negativas por lá. O site tem desacelerado o potencial de bilheteria dos ‘popcorn movies’. ‘Piratas’ e ‘Baywatch’ não foram feitos para os críticos, mas sim para o grande público e, até outro dia, eram filmes ignorados pela crítica. Muitos na indústria estão questionando os rankings do Rotten Tomatoes. Isso sem contar o fato de que suas avaliações aparecem no Fandango [site de venda de ingressos do mesmo grupo], que é um problema ainda maior.”

Ou seja: para a indústria cinematográfica dos EUA, avaliações negativas dos críticos aos filmes “povão” tem minguado o interesse dos americanos em assistí-los.

Pelo Twitter, Dwayne Johnson, protagonista de “Batwatch” ao lado Zac Efron, defendeu seu longa das críticas.

“Os fãs amaram o filme e o avaliaram muito positivamente. Há uma desconexão entre as críticas e o que o público acha do filme”, disse ator, que também respondeu a um tweet que dizia que o longa, que custou 60 milhões de dólares, foi um fracasso por ter arrecadado apenas 30 milhões no seu primeiro fim de semana.

“O quê?? Quem te ensinou economia? Faturar 35-45% do seu orçamento em apenas um país (EUA) é excelente! Nosso sucesso no mundo todo começa na semana que vem!”

The Rock está certo ao dizer que a galera curtiu “Baywatch”. No próprio Rotten Tomatoes, 70% dos espectadores disseram ter gostado do filme. Mas, “infelizmente”, quem usa o site pra decidir qual filme assistir nos cinemas leva em conta apenas os reviews da crítica especializada.

Em entrevista recente à Entertainment Weekly, o diretor de “A Hora do Rush” e “X-Men: O Confronto Final”, Brett Ratner, classificou o Rotten Tomatoes como “a pior coisa que existe na cultura do cinema atualmente”. “Eu assisti a ótimos filmes que tinha uma péssima avaliação no site”, justificou ele.

E você, também usa avaliações de sites e críticas da internet para decidir qual filme assistir? Será que são eles os culpados pela baixa bilheteria dos ‘popcorn movies’?

voltando pra home