Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

livros

Como estava o mundo quando “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi lançado há 20 anos!

Nesta segunda-feira, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” completa 20 aninhos! Foi no dia 26 de junho de 1997 que o livro foi publicado pela primeira vez no Reino Unido. Aqui no Brasil, o livro demorou um pouco mais para chegar, já que a editora Rocco comprou os direitos da obra só em 1999, e o lançou em janeiro de 2000.

Para comemorar, a gente te convida para uma voltinha pelo túnel do tempo: vamos ver como estavam as coisas naquele ano?

“Titanic” estava em fase de pós-produção. Só conheceríamos a história de amor de Rose e Jack, que moldou uma geração, em dezembro daquele. No ano seguinte, o longa levaria um carrinho de feira cheio de Oscars pra casa.


Do outro lado das premiações, “Batman & Robin”, com George Clooney como o Homem-Morcego, foi indicado a nove Framboesas de Ouro, incluindo “Desrespeito à Vida Humana e à Propriedade Privada”. Pelo menos teve a Uma Thurman como Hera Venenosa…

Dando uma rápida olhada no mundo da política, em 1997 começou o segundo mandato de Bill Clinton como presidente dos EUA. Já aqui no Brasil, FHC estava no seu terceiro ano de governo.

Foi também em 1997 que Gianni Versace morreu. O seu assassinato é o mote da próxima temporada de “American Crime Story”.


Versace: American Crime Story (2018) Season 2, Episode 2 Penelope Cruz as Donatella Versace. CR: Jeff Daly/FX

Pouco mais de dois meses após o lançamento de “Pedra Filosofal”, Lady Di morreu em um acidente de carro, no dia 31 de agosto.

Passando pra coisas legais, foi em março de 1997 que estreou “Buffy: A Caça-Vampiros”!

Aqui no Brasil, enquanto isso, tiraram “TV Colosso” do ar. Falta de respeito!

Pra compensar, em 1997 estreou “Maria do Bairro” e “Chiquititas”!

Indo pra música, 1997 viu o lançamento do primeiro álbum da banda santista Charlie Brown Jr, “Transpiração Contínua Prolongada”.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Green Day lançava o álbum Nimrod, com a balada “Time of Your Life”.

Na semana do lançamento de “Pedra Filosofal” no Reino Unido, “I’ll Be Missing You”, de Puff Daddy, estava no topo do ranking de hits da Billboard.  Em segundo lugar, “‘MMMBop”, dos Hanson.

Foi em 1997 que o Final Fantasy VII chegou aos fãs, com gráficos maravilhosos para a época.

FF7logo

Já nos esportes, foi em 1997 que o Guga, o atleta mais sorridente de todos os tempos, ganhou o seu primeiro Roland Garros.

Err… Também foi em 1997 que Mike Tyson arrancou a orelha de Evander Holyfield com uma mordida, exatamente dois dias depois do lançamento de “Pedra Filosofal”, em 28 de junho.

Foi em 1997 que os cientistas ingleses responsáveis pela clonagem do primeiro mamífero anunciaram o nascimento da ovelha Dolly, que, na verdade, havia acontecido no ano anterior.

Quer se sentir velho? Quando o livro foi lançado, Chloe Grace Moretz tinha apenas 4 meses. Maisie Williams? Dois. Já Kylie Jenner ainda estava na barriga de Kris Jenner, e só nasceria no dia 10 de agosto.

O tempo passa rápido né, gente! Parece que foi ontem que Harry Potter conquistou o coração de todos, mas estamos mais velhos do que imaginávamos.

rose-titanic-84

voltando pra home