Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

televisão

Criadores de “13 Reasons Why” explicam por que mostraram aquela cena tensa do final

ESSE TEXTO TEM SPOILERS DE 13 REASONS WHY. Porém, o título não é spoiler pois desde o primeiro episódio fica implícito o que ocorre.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

“13 Reasons Why” conta a história de uma garota que cometeu suicídio e você sabe disso desde o primeiro episódio. No entanto, o público se surpreendeu com a série, que realmente mostra Hannah Baker (Katherine Langford) tirando sua vida – cena que tem causado muita controvérsia.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, o autor do livro que inspirou o seriado, Jay Asher, comentou por que ele achou necessário colocar a cena do suicídio.

“Por ser uma série de TV, que você vai assistir, tem que mostrar o quão horrível é. Então, do jeito que ela (Hannah) faz aquilo, não tem como assistir e sentir que foi glamourizado. Parece e é doloroso, e então quando ela é encontrada pelos pais, é algo que os destrói”

O roteirista e criador da série, Brian Yorkey, equalizou esse sentimento em “Além dos porquês”, uma especial de meia hora também disponível na Netflix, que apresenta entrevistas com o elenco e a equipe junto com profissionais de saúde mental sobre a abordagem da série a tópicos como suicídio, agressão sexual e assédio moral.

“Nós trabalhamos muito para não fazermos algo sem fundamento, mas queríamos que fosse doloroso de assistir, porque queríamos que fosse muito claro em mostrar que não há nada, de qualquer forma, que vale a pena em suicídio”, disse Yorkey.

Apesar disso, ainda na reportagem do EW, são mostrados estudos apontando que representar cenas desse tipo podem ter influência em quem apresenta fatores de risco, como depressão e uso de substâncias.

Chefe da Associação Americana de Prevenção de Suicídio, Dr. Christine Moutier não assistiu “13 Reasons Why”, mas comentou sobre a encenação do suicídio na TV.

“Se o personagem começar a entender como a saúde mental faz parte da sua saúde, causa efeito de prevenção na comunidade. Enquanto qualquer representação gráfica de alguém tirando sua vida é uma zona de perigo. Nós acreditamos que é importante falar sobre o assunto. Então, não é que todos os retratos são ruins – mas é preciso fazer de forma que traga uma mensagem de esperança, que inspire terceiros a trabalhar em seus problemas”

Vale lembra que a série “13 Reasons Why” criou uma campanha para a prevenção de suicídio e aumentou o número de pedidos de ajuda para o Centro de Valorização à Vida (CVV).

De acordo com a associação, desde a estreia da série na sexta-feira, os pedidos de ajuda ou de conversa enviados por e-mail para a organização aumentaram em mais de 100%, com 25 mensagens mencionando “13 Reasons Why”.

Além disso, os fãs da série recentemente fizeram uma campanha espontânea com a hashtag #NaoSejaUmPorque, a fim de mostrar exemplos de como não contribuir para a tristeza, a depressão ou até mesmo o suicídio de quem quer que seja.

voltando pra home