Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Spielberg dirigirá filme com Meryl Streep e Tom Hanks sobre os Documentos do Pentágono

Que time! Segundo o Deadline, Meryl Streep e Tom Hanks estrelarão o filme “The Post”, sobre a publicação dos chamados Documentos (ou Papéis) do Pentágono pelo jornal The Washington Post em 1971. O longa terá direção de Steven Spielberg.

Aí sim!

Os Documentos do Pentágono (“Pentagon Papers” em inglês) consistem em um relatório interno ultrassecreto (hoje não mais, rs) de 14 mil páginas do Departamento da Defesa dos Estados Unidos sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975) — nele foram mostrados ataques não divulgados pelo governo americano e mentiras dos presidentes Dwight Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon Johnson ao Congresso e à população quanto a atuação do país no conflito.

Em 1971, Daniel Ellsberg, funcionário do Departamento de Defesa, enviou uma cópia dos documentos para o The New York Times, que começou a divulgá-los. O governo impediu o jornal de publicar o relatório na íntegra. Ellsberg, então, repassou os Papéis ao The Washington Post e a outros veículos.

No mesmo ano, com as várias tentativas de bloqueio à divulgação das informações dos documentos, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que os mandados concedidos para impedir as publicações eram inconstitucionais; assim, os jornais continuaram a publicá-los. Em 2011, 40 anos após o início dos vazamentos, os EUA divulgaram a versão completa.

De acordo com o Deadline, o filme tem o título de “The Post” e vai focar, é claro, no The Washington Post e em duas figuras importantes: o editor Ben Bradlee (que foi retratado no filme “Todos os Homens do Presidente”) e a jornalista Kay Graham – ambos bateram de frente com o governo pelo direito de publicar o relatório. A ideia é que Tom Hanks e Meryl Streep interpretem esses personagens.

Ainda não há previsão do começo de filmagens e nem de lançamento do filme, mas já deu um gostinho de assistir, hein?!

voltando pra home