Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

IMDb cria classificação para indicar filmes escritos, dirigidos ou estrelados por mulheres

A base de dados online IMDb, site que fornece informações sobre cinema e televisão principalmente, criou uma nova classificação. Chamada de “F-Rating”, a categoria vai destacar filmes escritos, dirigidos e/ou com participação significativa de mulheres, seja como protagonistas ou coadjuvantes (via The Guardian).

O selo na verdade já existe desde 2014 e foi criado pela diretora executiva do festival de cinema Bath, Holly Tarquini. Ele é baseado no teste de Bechdel, idealizado pela cartunista americana Alison Bechdel – essa avaliação mede a representação feminina em filmes usando três critérios: 1) é preciso ter pelo menos duas personagens mulheres; 2) elas precisam conversar entre si; 3) a conversa tem que ser um assunto que não seja um homem.

Tarquini falou sobre a novidade do IMDb:

“Isso é importante porque filmes feitos e estrelados por mulheres têm uma divulgação menor, então o público tem mais dificuldade em encontrá-los. Quando organizações começaram a usar a classificação, elas começaram a exibir mais filmes dirigidos, escritos e estrelados por mulheres.”

Filmes de animação também podem ser classificados usando o “F-Rating”. Já é possível ver as produções que se encaixam nos critérios neste link. “Frozen – Uma Aventura Congelante”, “American Honey”, “O Bebê de Bridget Jones” e “Encontros e Desencontros”, por exemplo, ganharam “classificação tripla” pois ~fazem o requisito~ nos três critérios!

voltando pra home