Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Disney está sendo acusada de plagiar a história de “Zootopia” de um roteirista

O roteirista norte-americano Gary Goldman está processando a Disney por plágio. Segundo a Variety, Goldman acusa o estúdio de ter roubando sua ideia do filme “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho”, que venceu o Oscar de melhor animação este ano.

No processo, o roteirista alega que os diálogos, personagens e até mesmo o título “Zootopia” foram plagiados pela Disney de um projeto que ele criou em 2000. Gary Goldman mostrou suas ideias para o estúdio, em 2000 e 2009, mas foram rejeitadas.

zootopia

A versão do Goldman apresenta um esquilo chamado Mimi, que é fofo e otimista, mas não é levado a sério e é discriminado. Ele alega que o personagem tem uma forte semelhança com Judy, a policial coelho em “Zootopia”. Goldman também desenvolveu um personagem, que é uma hiena, chamado Roscoe, que é um cínico e alheio a sociedade, que ele considera ser semelhante ao Nick, a raposa da animação.

O processo acusa a Disney de plágio há muito tempo, o caso dessa animação é só o mais recente, mostrando práticas corporativas embutidas.

“Apesar de a Walt Disney proteger rigorosamente seus próprios direitos autorais, a empresa desenvolveu uma cultura que não apenas aceita, como encoraja o uso não autorizado de materiais de terceiros”, alega Goldman.

Um porta-voz da Disney negou as acusações. “O processo do Sr. Goldman está repleto de alegações patentemente falsas. É uma tentativa de ganhar algo em cima de um filme de sucesso que ele não criou, e nós vamos nos defender vigorosamente no tribunal”.

A ação ainda alega que ambos os projetos possuem temas semelhantes, incluindo a realização dos sonhos e a superação dos estereótipos.

zootopia2

voltando pra home