Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Lançamentos musicais só começam depois do carnaval?

Houve um momento no show business brasileiro, onde os artistas fugiam do período pré-carnaval para lançar qualquer material. Lançar algo em janeiro era um grande tiro no pé, pois as pessoas saiam de férias e não vão comprar um disco – ‘Deixa pra depois do carnaval’. Isso podia até fazer sentido quando a venda de discos estava em alta, mas em tempos de ouvir música por streaming, esta determinação cai por terra.

Como qualquer empresa, as gravadoras costumavam fazer o balanço do ano e fechar relatórios no primeiro mês do ano e isso fazia com que um single ou um disco andasse um pouco mais para frente. A programação da TV aberta era um dos motivos de segurar algum lançamento. ‘Como você vai lançar alguma música sem o Domingão do Faustão ou qualquer programa de auditório? Melhor esperar passar o carnaval para entrar em alguma novela ou ser convidado para o Programa do Jô.’

karol-conka-boss-in-drama

O mês de férias de estudantes e trabalhadores (ou quem está num período sabático) não vai fazer deixar de ouvir um som. Lucas Lucco, Anitta, Valesca Popozuda, Karol Conká, Iza, Flora Matos, Vanessa da Mata e mais um monte de artista já soltou algo novo neste ano, sem medo das primeiras semanas. Ter um trabalho novinho em folha nos primeiros meses do ano é:

Mas e os artistas que soltam alguma música visando o carnaval?

Já está errado o artista que lança qualquer coisa pensando em bombar em algum momento específico. É muito difícil cravar que alguma música será um sucesso e cair na boca do povo. Se formos pegar os últimos carnavais, a maior parte das músicas que mais tocaram em festas, não foram lançadas nos primeiros meses do ano, e sim, entre setembro e dezembro do ano anterior. O único caso que foge à risca é o Michel Teló com ‘Ai, Se eu Te Pego, o hit teve fôlego por mais de oito meses e chegar ainda forte para o carnaval.

2010 – Parangolé – Rebolation
2011 – Liga da Justiça – Leva Noiz
2012 – Michel Teló – Ai, Se eu te pego
2013 – Filhos de Jorge – Ziriguidum
2014 – Psirico – Lepo, Lepo
2015 – Neto LX – Gordinho Gostoso ou Pablo – Porque Homem Não Chora
2016 – Vingadora – Metralhadora
2017 – MC Kevinho – Olha a Explosão

Falta apenas uma semana para o carnaval, mas os blocos e festas de rua estão fogo do Oiapoque ao Chuí desde o comecinho do ano. Eu pensei que ‘Deu Onda’ seria o hit do carnaval, sem sombra de dúvidas, mas acompanhando os charts, conversando com pessoas de SP e outras capitais, a música das festinhas está inclinada para ‘Olha a Explosão’, do MC Kevinho – que teve um impulso ao ser gravada por Wesley Safadão. Por mais que ele seja conhecido dentro do funk, esta música poderia ser interpretada por qualquer artista de axé.

A decisão de não segurar lançamentos por conta do carnaval é um avanço no calendário brasileiro. O público ganha, pelo menos, dois meses de uma espécie de laboratório do que o seu artista pode lançar na temporada: remixes, colaborações, covers, sobras de estúdio ou algum clipe interessante. Ainda bem que acabou esta história já que como todo mundo costuma dizer que “o ano só começa depois do carnaval”, pelo menos agora, podemos esperar o bendito começar ao som dos nossos artistas favoritos, né?

brunno-constante-colunista-papelpop
O jornalista paulistano, produtor musical e marketeiro Brunno Constante analisa, pondera, escreve e traz novidades sobre música no Papelpop todas as terças-feiras.

Fita Cassete é o alterego de Brunno quando ele fala sobre o assunto.

Quer falar com ele? Twitter: @brunno.


* A opinião do colunista Brunno Constante não necessariamente representa a opinião do Papelpop. No entanto, por aqui, todas as opiniões são bem-vindas. :)

voltando pra home