Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

“EnvelopeGate”: entenda direito o que causou a confusão na entrega do Oscar de melhor filme

Como a gente te contou aqui, na noite deste domingo (26), rolou um #sururu na entrega do Oscar de Melhor Filme. Convidados para anunciar o vencedor da principal categoria da noite, Faye Dunaway e Warren Beatty disseram “La La Land” quando, na verdade, o Oscar de Melhor Filme foi para “Moonlight”.

Na hora, só pareceu que Warren não havia conseguido ler o envelope direito. Depois, ele mesmo se explicou e disse que lhe deram o envelope errado, com o nome da Emma Stone. Aí, como não podia deixar de ser, a internet deu início ao ENVELOPEGATE, para entender qual foi a treta.

O caso ficou ainda mais complicado quando diversos jornalistas que estavam no backstage ouviram da própria Emma Stone que o envelope que continha o nome dela esteve em suas mãos desde o momento em que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz.

“Eu estava carregando o cartão do meu prêmio de melhor atriz o tempo todo”, disse a atriz de “La La Land”. “Não quero botar minhocas na cabeça de ninguém, mas qualquer que seja a história certa, eu estava com o cartão, então não sei o que aconteceu.”

Num close no envelope aberto por Warren, dá pra ver que ali estava escrito “Best Actress in a Leading Role”, ou seja, Melhor Atriz, e não “Melhor Filme”.

Mas e aí, o que aconteceu de verdade? Trocaram os envelopes? Era tudo um jogo? A resposta definitiva veio de um texto da própria Academia, que comenta os bastidores do Oscar.

De acordo com esse post aqui, exisem dois “guardiões” dos envelopes com os nomes dos vencedores. Desde de a manhã do dia da premiação, cada um deles carrega uma maleta que contém os cartões com os nomes de todos os vencedores. E aí cada um fica de um lado do palco, entregando os envelopes para quem anuncia quem levou a estatueta.

“Os produtores que decidem qual a ordem de entrega dos prêmios. Cada um de nós tem um ‘kit completo’ com todos os 24 envelopes numa maleta. Ficamos em lados opostos do palco, a noite toda, entregando os envelopes aos apresentadores. Não parece complicado, mas é preciso ter a certeza de que você está dando o envelope certo ao apresentador”

Ou seja: não teve falcatrua nenhuma. A escorregada que marcou a noite aconteceu porque o Warren, tadinho, recebeu o envelope errado e não conseguiu se desvencilhar da situação.

No final, a galera até mostrou o envelope certo pra câmera, provando que o vencedor do Oscar de melhor filme é “Moonlight”, mesmo!

Que situ, né mores?

voltando pra home