Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Quatro filmes (e uma série) na Netflix para estudar a Rainha Elizabeth II e a família real britânica

Deus salve a Rainha! Um tema que rende bastante para a cultura pop é a realeza, ainda mais falando da família britânica. Como todo mundo sabe a atual Rainha do Reino Unido é a Elizabeth II, que ascendeu ao trono em 1952. Sim, são 64 anos SÓ de reinado, e 90 de vida!

Vários filmes e séries sobre sua vida e sua família foram feitos ao longos anos. A linha de sucessão pode ser confusa e é por isso que fizemos uma lista de filmes e séries (disponíveis na Netflix!) com relação à Rainha Elizabeth II para ajudar a entendê-la e se aprofundar um pouquinho em sua história.

Vamos começar por ordem cronológica dos fatos históricos, e não dos lançamentos, OK?

A Jovem Rainha Vitória (2009)

A Rainha Victoria (ou Vitória), interpretada nesse filme pela Emily Blunt, é a tataravó da Rainha Elizabeth II! Dá para acreditar? Ela reinou por 63 anos, sete meses e dois dias; é a segunda rainha de todas com mais tempo no trono, perdendo justamente para a própria Elizabeth II.

a-jovem-rainha-victoria

Atenção nessa linhagem: Victoria se casou com Albert de Saxe-Coburgo-Gota — um de seus filhos, o Edward VII, virou rei. Edward VII teve George V, que o sucedeu no trono (foi em seu reinado que o nome da Casa mudou no Reino Unido de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor, vigente até hoje). George V teve Edward VIII, que por sua vez assumiu o posto. Nós o conhecemos no cinema de…

“W.E.: O Romance do Século” (2011)

Sim, o filme da Madonna! Vocês se lembram da história? Ele estava no trono há quase um ano quando decidiu que queria se casar com a americana Wallis Simpson, que estava se divorciando pela segunda vez. Só que por razões políticas e religiosas Edward VIII não poderia manter o reinado se o matrimônio acontecesse. O que ele fez? Abdicou do trono para ficar com Wallis!

w-e-o-romance-do-seculo

Quanto amor! Quando ele deixou de ser rei, quem assumiu foi seu irmão, o George VI. Já estamos mais próximos da Rainha Elizabeth II no cinema, sabe por quê?

“O Discurso do Rei” (2010)

Pois o George VI, interpretado por Colin Firth em “O Discurso do Rei”, é o PAI da Elizabeth II! Vivaaaaa! Sua esposa é a Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, vivida por Helena Bonham Carter. Além de ser rainha consorte (esposa do rei), ela também é conhecida como Rainha Mãe.

o-discurso-do-rei

Sabe essa menininha ali na foto acima? É a Elizabeth II quando criança e ainda princesa, interpretada pela Freya Wilson!

“The Crown” (2016)

Nessa série original da Netflix, acompanhamos a morte de George VI (Jared Harris) e a ascensão ao trono da agora Rainha Elizabeth II (Claire Foy) — aí já temos uma produção focada no seu casamento e em sequência nos primeiros (e primeiros mesmo) anos de seu reinado.

the crown rainha elizabeth II

Essa primeira temporada é ambientada de 1947 — ano em que se casou com Príncipe Philipe, Duque de Edimburgo — até 1955 — três anos após assumir o trono (ela virou Rainha em 1952 e a coroação se deu em 1953).

“A Rainha” (2006)

A última produção da nossa lista é o filme “A Rainha”. Nele, Helen Mirren interpreta a própria Elizabeth II (a atriz venceu o Oscar e outros prêmios pelo papel) na época da morte da Princesa Diana, em 1997.

a-rainha-helen-mirren

A Rainha já estava no trono há 45 anos!

Extra: “The Royals” (2014)

Também está disponível no catálogo da Netflix o documentário de seis episódios “The Royals” (não é a série do E!, hein?! hahaha!), que mostra um pouco da história da atual Família Real, mencionando, por exemplo, o casamento de William e Kate Middleton, as mortes na família e outros acontecimentos, por vezes citando membros da realeza que não fazem parte da linhagem da Rainha Elizabeth II.

Vamos assistir tudo?

voltando pra home