Menu Papel POP

Fernanda Gentil declara namoro com uma jornalista e isso é muito importante para todos nós

MAIS SOBRE:

A jornalista e apresentadora do Globo Esporte, Fernanda Gentil, declarou para a coluna Gente Boa, do Jornal O Globo, que está namorando a colega de profissão Priscila Montandon.

“Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: Lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida – o que vale é o que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês”, disse a apresentadora para a colunista Fernanda Pontes.

Fernanda Gentil é mãe de Gabriel e Lucas, de um e oito ano respectivamente.

Na nota não é possível saber se Fernanda se considera lésbica ou bissexual, mas isso não importa.

A grande questão é que temos agora a primeira jornalista assumidamente LGBT da maior emissora de televisão do país, a Rede Globo. 

Muitas pessoas podem afirmar que a declaração da jornalista de que namora uma mulher não é relevante (como sempre acontece), mas a realidade é que o Brasil é ainda muito conservador e, mesmo com escassos dados, podemos afirmar que o país é um dos mais LGBTfóbicos do mundo.

No último ano, inclusive, o renomado jornal New York Times apontou o Brasil com o mais perigoso para LGBTs.

Por isso é cada vez mais necessário que figuras públicas declarem suas orientações sexuais. Em primeiro lugar, para que se fale sobre o tema e, em seguida, para criarmos uma cultura plural, onde todos e todas terão modelos e inspirações.

Jovens LGBTs encontram uma grande dificuldade em se entender e também de visualizar suas possibilidades, de ver seu futuro. Desde cedo entende-se que você deve esconder sua orientação, em especial se quiser ter uma vida pública ou chances em determinadas áreas profissionais e é justamente por isso que o caso de Fernanda é tão importante.

E sabe o que é mais legal ainda? A nova namorada de Fernanda também tem um posicionamento empoderado sobre questões LGBTs, como podemos ver em seu Twitter:

Parabéns ao casal e que muitas coisas boas aconteçam <3

Comentários

Topo